quarta, 17 setembro 2014 15:44

“Escola Feliz” proporcionou um regresso às aulas mais motivado

Terminou com balanço positivo mais uma edição do programa “Escola Feliz” promovido pelo Município de Oliveira do Hospital em parceria com o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), a Associação de Pais do Agrupamento (APAS) e a CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

 

 

A terceira edição do “Escola Feliz” apoiou alunos do 1.º ciclo com dificuldades de aprendizagem que foram acompanhados pela equipa técnica multidisciplinar que dinamiza o projeto, composta por um assistente social, dois psicólogos, dois professores de Educação Especial, uma educadora de infância, e uma socióloga.

 

 

O programa “Escola Feliz” tem como objetivo ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos, dando-lhes oportunidade de reforçar, aprofundar ou suprir carências dos conteúdos trabalhados ao longo do ano letivo anterior.

 

 

Pretende-se motivar os alunos para a aprendizagem escolar e permitir o treino de competências com vista à melhoria do desempenho escolar, seguindo a “lógica do “aprender brincando” para promover o sucesso educativo e combater o abandono escolar precoce.

 

 

Direcionado para alunos que revelaram dificuldades no ano letivo transato, este programa visa recuperar as aprendizagens adquiridas, retomar hábitos de estudo e algumas rotinas para que estes alunos possam iniciar o novo ano em pé de igualdade com os restantes colegas, e de forma mais motivada e feliz.

 

 

Uma ida à Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital onde assistiram, no espaço da Ludoteca, à dramatização da história “O Dragão das Mil Flores” que realça a tolerância pela diferença e uma visita ao dentista onde lhes foi reforçada a importância de cuidar da saúde oral foram algumas das atividades que marcaram o início do “Escola Feliz” para as cerca de duas dezenas de participantes.

 

 

Experiências científicas na BLC3, contactos com os Bombeiros, com a GNR e uma escola de condução, conhecimento das potencialidades concelhias numa fábrica do cobre e numa queijaria foram algumas das atividades desenvolvidas ao longo da semana que terminou com uma visita ao CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens. O objetivo foi preparar estes alunos para o regresso à rotina, a integração num grupo que tem regras e uma figura de autoridade e que é o contexto que vão encontrar na sala de aula com o regresso à escola. Ao mesmo tempo que se proporcionaram experiências únicas a estes alunos foi evidenciado que para o desempenho de todas elas é preciso esforço e formação, e por isso o treino da Língua Portuguesa ou da Matemática foi uma constante desde estas visitas aos jogos, como o Caça ao Tesouro.

 

 

Como explicaram os elementos da equipa multidisciplinar o que se pretendeu foi “colocar o motor a funcionar e pô-los a pensar” durante as várias atividades que tiveram “um lado lúdico e divertido mas sempre com paralelismo com a escola”.

 

 

Entre os participantes, o balanço é positivo e são unânimes na certeza de que o “regresso à escola vai ser melhor”. Para o Miguel de 9 anos, a visita aos bombeiros, os jogos no Parque do Mandanelho e as experiências de laboratório na BLC3 ficaram no topo das suas preferências.

 

 

Com 10 anos, o João diz sem rodeios “gostei muito de estar aqui” e relembra a visita à escola de condução onde aprendeu algumas regras de trânsito e para os peões que rapidamente enumera. Para o ano “gostava de regressar” se houver um projeto desta natureza porque “conheci novos amigos”.

 

 

Também a Anita de 11 anos se mostrou muito satisfeita pela oportunidade de “fazer novos amigos” e destaca o passeio a cavalo como uma das atividades que mais gostou.

 

 

Mais pequenina, com apenas 6 anos, a Beatriz falou, entusiasmada, das experiências científicas que fez na BLC3 e da visita à GNR onde encontrou cães polícia. A Beatriz acha que vai ser mais fácil regressar à escola “porque aprendi muito, fiz trabalhos de casa e vou gostar ainda mais da escola”.

 

 

Em jeito de balanço da 3.ª edição do “Escola Feliz”, o vereador da Ação Social e presidente da CPCJ, José Francisco Rolo referiu “este projeto é um claro investimento do município na valorização da aprendizagem dos nossos alunos e simultaneamente criou condições de apoio proporcionando atividades lúdicas e pedagógicas às crianças, preparando-as para o início do ano escolar mais motivadas e organizadas”.

 

NOTÍCIAS

Alva Skate Fest 2024 realiza-se a 25 e 26 de Maio com mais de cem atletas de 13 países

Mais de 100 atletas de 13 nacionalidades diferentes são esperados na terceira edição do Alva...

Concursos de música colocam talento à prova

O talento jovem do concelho é colocado à prova nos concursos de música “Festival Municipal...

Município avança com novos "Condomínios de Aldeia"

O Município de Oliveira do Hospital arranca, no dia 20 de maio, com trabalhos de...

Laço Azul Humano sensibiliza contra maus-tratos na infância

A formação de um laço azul humano, no dia 7 de maio, no Largo Ribeiro...

Município de Oliveira do Hospital aprova relatório de gestão com saldo de 2,5 milhões de euros

  A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou, por maioria, o Relatório e as Contas...

Orçamento Participativo Jovem com candidaturas a decorrer

O Município de Oliveira do Hospital tem a decorrer, até ao dia 13 de maio...

50 anos do 25 de Abril assinalados com reflexão sobre as conquistas que proporcionam o progresso do concelho

Os avanços que a vida em democracia permitiu implementar e a possibilidade de pensar e...

Município de Oliveira do Hospital cria “Espaço Cidadão” nas freguesias

  O Município de Oliveira do Hospital vai instalar este ano o “Espaço Cidadão” em seis...

Prémio Vilalva devolve vida e beleza natural ao Santuário de Nossa Senhora da Preces

O Projeto de requalificação do Jardim Botânico e do Bosque da Paixão, espaços envolventes do...

50 anos do 25 de Abril com programação até ao final do ano

Música em concertos, cinema, exposições, momentos literários, palestras, atividades artísticas e desportivas e momentos educativos...

Município avança com requalificação do complexo das piscinas municipais

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aprovou, por unanimidade, em reunião camarária do dia...

Oliveira do Hospital transforma antigas escolas em habitação acessível

  "Vamos recuperar e refuncionalizar antigas escolas primárias que estavam ao abandono, estavam devolutas, dando-lhes uma...

Venha e Descubra Oliveira do Hospital

Come and Discover Oliveira do Hospital
Filmes de divulgação turística do Município de Oliveira do Hospital


                             

 

 

ÁGUAS E SANEAMENTO

Aceda aos nossos serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais

GIP EMPREGO

Apoiar jovens e adultos desempregados para inserção ou reinserção no mercado de trabalho

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA

Consulta de Planos, Plantas de Localização, Mapa Interactivo

PDM

Consultar os planos municipais de ordenamento do território e programas de ação territorial

O CONCELHO

GASTRONOMIA

PATRIMÓNIO

ACTIVIDADES

CÁ ACONTECE

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
15
Jun.
Parque do Mandanelho - Oliveira do Hospital

               

ptnlenfres

CONTACTOS

 

Username *
Password *
Remember Me