quarta, 17 abril 2024 14:22

Município avança com requalificação do complexo das piscinas municipais

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aprovou, por unanimidade, em reunião camarária do dia 11 de abril, a abertura de um procedimento concursal para a empreitada de “Reabilitação do Complexo Municipal das Piscinas e Campos de Ténis”.

A obra da requalificação do Complexo Municipal das Piscinas e Campos de Ténis de Oliveira do Hospital tem o valor total base da empreitada de 671.866,23 euros e resulta de um contrato-programa formalizado entre o Município de Oliveira do Hospital e o anterior Governo.

O procedimento, que envolve ainda a Direção-Geral das Autarquias e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, representa um investimento financiado de 266.551,89 euros. A restante verba, de cerca de 60 por cento do valor total, no valor de 405.314,34 euros, é assumida pelo Município de Oliveira do Hospital.

Nesta que é a primeira fase da intervenção a realizar no Complexo Municipal, refere o presidente da autarquia, José Francisco Rolo, “vamos fazer uma intervenção de melhoria do espaço da piscina, o que é muito positivo, e prosseguindo o programa de investimento para a requalificação dos equipamentos municipais”.

José Francisco Rolo adianta que esta recuperação “é a valorização de mais um equipamento de lazer e desporto que gera bem estar e qualidade de vida à população”.

A requalificação do Complexo Municipal das Piscinas e Campos de Ténis de Oliveira do Hospital vai permitir dotar aquele espaço de novas e melhoradas condições para a prática desportiva de recreio e de lazer, tendo em conta a premissa das questões das acessibilidades, a funcionalidade do espaço e o conforto.

A obra incide, nesta primeira fase, ao nível da reconfiguração da entrada principal do espaço e de toda a zona de balneários existentes no Piso 0. A ligação ao Piso -1 também está contemplada, com a colocação de escadas provisórias e de um elevador e a requalificação da piscina exterior com uma intervenção ao nível das telas.

O vereador com o pelouro do Desporto da Câmara Municipal, Nuno Ribeiro, considera “urgente” a intervenção a executar no Complexo Municipal que, ao momento, acumula “inúmeros problemas, desde infiltrações, canalização e funcionalidade do espaço”.

Nuno Ribeiro nota a ocupação das Piscinas Municipais e dos Campos de Ténis, que são usados por milhares de utilizadores ao longo do ano, tendo o Município de Oliveira do Hospital atualmente mais de uma dezena de protocolos estabelecidos com entidades do concelho, entre as quais, escolas, instituições e associações, para a utilização do espaço de forma permanente e contínua.

O Complexo Municipal das Piscinas e Campos de Ténis de Oliveira do Hospital foi inaugurado em 1991, apenas com a piscina exterior, os campos de ténis e o espaço de lazer envolvente. Em 1994 foi inaugurado o espaço infantil com um tanque para crianças e o espaço da piscina interior, aquecida.

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital tem, ao longo dos anos, assumido uma postura empenhada na realização de trabalhos de manutenção do Complexo Municipal das Piscinas e Campos de Ténis.

Em 2022, os Campos de Ténis foram reforçados com um novo sistema de iluminação de tecnologia LED, mais moderno e eficiente, numa intervenção executada pela autarquia que representou um investimento total de 13.514, 39 euros.

A promoção destes equipamentos para a prática desportiva tem sido outra postura assumida e empenhada por parte da autarquia, com a dinamização de atividades e iniciativas, como o Programa Municipal de Iniciação ao Meio Aquático implementado pela Câmara Municipal em 2023, que chega a cerca de duas dezenas e meia de crianças do Pré-Escolar dos estabelecimentos de ensino da rede pública do concelho.