Carta Gastronómica

A assinatura da “Carta de Compromisso de Proteção do Património Gastronómico do Concelho de Oliveira do Hospital”, que aconteceu no âmbito das comemorações do feriado municipal, dia 7 de outubro de 2019, lança uma iniciativa que pretende levar a cabo a recolha sistemática do receituário intemporal do concelho, com vista à elaboração da Carta Gastronómica de Oliveira do Hospital.
Com este documento será dado um enorme passo para preservar património identitário, tendo em conta que a recolha do receituário concelhio será determinante para a  perpetuação e renovação deste conhecimento legado , assegurando que chegará às gerações vindouras. Refira-se que o concelho de Oliveira do Hospital é detentor de um “saber fazer” rico e diversificado e de ingredientes endógenos de grande qualidade que é importante proteger e divulgar.

 

Semana da Gastronomia

Este evento, inserido na Festa do Queijo de Oliveira do Hospital, e que vem acontecendo já há vários anos, pretende valorizar e dar a conhecer a gastronomia tradicional do concelho. Os visitantes encontram restaurantes aderentes, devidamente, identificados com o selo da iniciativa, que ao longo da semana são o palco da riqueza gastronómica do concelho e atores responsáveis pela Boa Mesa da região. Numa viagem de sabores, por todo o concelho, são oferecidas ao visitante experiências gastronómicas, preparadas com os melhores produtos endógenos.
É possível escolher nas ementas pratos tradicionais, únicos no sabor, como o arroz de suã; os torresmos serranos; a feijoada dos pastores ou o borrego criado neste concelho da Beira que se apresentará confecionado nas diversas formas, tipicamente locais. A refeição não ficará completa sem que sejam degustados os enchidos e a broa de milho, acompanhados pelo vinho do Dão e claro, o rei da festa, o Queijo Serra da Estrela. Os restaurantes preparam, ainda, uma variedade de sobremesas das quais se destacam a genuína tigelada e o saboroso e macio requeijão com doce de abóbora ou mel.
A Semana da Gastronomia apresenta-se como uma ação de promoção do setor da restauração e constitui uma mostra da gastronomia de excelência do concelho de Oliveira do Hospital , e insere-se na estratégia de apoio e promoção ao comércio local que vem sendo seguida.

        

ptnlenfres

CONTACTOS

 

Username *
Password *
Remember Me