Rede de Bibliotecas

A Rede de Bibliotecas de Oliveira do Hospital consiste numa estrutura de cooperação, aberta à livre participação de todas as Bibliotecas e Unidades Documentais , já existentes, tal como às que venham a ser criadas no concelho.
São conhecidas as benéficas consequências do desenvolvimento das competências relacionadas com as literacias da leitura, da escrita e da informação, e da implementação de uma política coordenada de aquisições, de compatibilização de troca de informação bibliográfica, de dinamização do empréstimo interbibliotecas e do desenvolvimento de atividades comuns. Nesse sentido, foi constituída a Rede de Bibliotecas de Oliveira do Hospital para a prossecução dos interesses comunitários e das atribuições de interesse público destes organismos.
Integram a  RBOH, as Bibliotecas Municipais de Oliveira do Hospital, as Bibliotecas Escolares do AEOH, Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, a Biblioteca da Eptoliva, Escola Profissional de Oliveira do Hospital Tábua e Arganil, a Biblioteca da ESTGOH, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, as Bibliotecas das Juntas de Freguesia de  Alvoco das Várzeas, União de Freguesias de Lagos da Beira e da Lajeosa, União de Freguesias de Penalva de Alva e São Sebastião da Feira, União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira e o Arquivo Municipal de Oliveira do Hospital.

 

Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital


A Biblioteca Municipal situa-se no Largo Ribeiro do Amaral, em pleno coração da cidade. A inauguração do atual edifício ocorreu a 10 de junho de 2011.
Com um horário de funcionamento alargado, a biblioteca abre portas de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 19:00 e aos sábados das 09:00 às 13:00.
Quem visita a Biblioteca Municipal tem à sua disposição vários espaços: o espaço infantojuvenil, que integra uma ludoteca destinada às atividades com crianças e um espaço de adultos, que dispõe de uma área destinada à leitura presencial de periódicos. A Biblioteca Municipal disponibiliza ainda aos seus utilizadores acesso gratuito à internet, pois dispõe de espaço-internet em ambos os pisos.
O auditório serve de palco a variadas atividades: formações, workshops, dissertações, lançamento/apresentação de livros de autor, entre outras iniciativas que tornam a Biblioteca um grande centro de atividades culturais.
A Biblioteca Municipal é um espaço público destinado à formação de uma comunidade e aberto a todos quantos a queiram visitar. Desenvolve atividades diárias com crianças, mostra mensalmente exposições, destacando-se a exposição mensal sobre a vida de um autor e as exposições bibliográficas.
É visitada mensalmente em média por cerca de 1000 utilizadores. Realizam-se em média cerca de quatro atividades para crianças e outras tantas para os adultos.
Este é um espaço acolhedor onde impera a luz natural e onde se encontram reunidas todas as condições para que quem visita a Biblioteca Municipal se sinta em casa.

 

Biblioteca/Ludoteca de Lagares da Beira

"À sua medida." Assim é a nossa, vossa Biblioteca. Alberga livros e vontades. Por aqui, nenhuma história é impossível e todas cabem na prateleira.
Então, para que haja espaço para todas as histórias (e para as histórias de todos), contamos com:
No rés-do-chão
• Um hall onde, habitualmente, moram exposições diversas (desde coleções de pacotes de açúcar até fotografias e sabonetes com ar apetitoso... Todas são bem-vindas!);
• Uma sala de leitura para os mais graúdos: a Sala Francisco Antunes;
• Uma sala de leitura infantojuvenil onde os mais novos podem descobrir e alimentar o prazer da leitura;
• Um espaço ocupado pela ludoteca, a qual visa proporcionar os primeiros passos neste universo do "era uma vez";
• Um espaço onde, navegando na Internet, é possível rasgar fronteiras e viajar sem passaporte.
No 1º Andar
• Um auditório onde é possível organizar colóquios, debates, tertúlias e promover o encontro de ideias;
• Três gabinetes.
Para além de tudo isto, dispomos ainda de equipamento audiovisual do qual também poderá usufruir.
Encontrará ainda janelas amplas que convidam o sol a entrar e um jardim que nos envolve, completando um postal que não poderá deixar de conhecer. Porque, afinal de contas, os espaços são feitos de pessoas. E o nosso espaço vive das histórias que só podem ser escritas por si.
Ficamos à sua espera.

Cookies

        

ptnlenfres

CONTACTOS

 

Username *
Password *
Remember Me