Projetos / Eventos

Colóquio “Terras de Ulvária”

Com a criação  deste encontro científico, de caráter anual,  o município de Oliveira do Hospital pretende contribuir para fomentar o interesse da comunidade científica, do público escolar e da comunidade, em geral, para o estudo, preservação e divulgação do vasto e rico património histórico-arqueológico do concelho de Oliveira do Hospital. Entende, ainda,  o município que a iniciativa é um importante passo  e um contributo relevante, no sentido de colocar o território na rota nacional do turismo cultural, bem como para perpetuar a identidade e memória das gentes desta região.

O colóquio decorre,  no auditório do Centro Interpretativo das Ruínas Romanas de Bobadela /Centro Social António Fernandes Soares.

 

Ciclo pelas Igrejas
Desde 2011 que o Município de Oliveira do Hospital promove o Ciclo pelas Igrejas, um programa de música coral e instrumental que tem lugar em várias igrejas no nosso concelho, promovendo, por um lado, o riquíssimo património religioso construído e, por outro, a não menos rica produção da música coral e instrumental de Oliveira do Hospital. Têm participado, ao longo dos anos, o Coral de Sant’Ana, o Choral Poliphónico do Alva, os Pequenos Cantores de Sant’Ana, a Orquestra Cultus Musicae, o Quarteto Domingos Joanes, a Tuna Penalvense ou o Concerto para Olhos Vendados.

Cultura em Movimento
Este é um projeto de circulação artística, na área da música e teatro, no concelho de Oliveira do Hospital. Concertos de grupos concelhios, assim como peças de teatro, circulam por vários equipamentos e espaços culturais do tecido associativo, numa perspectiva de itinerância e promoção do tecido cultural concelhio, aumento da oferta cultural e da própria dinamização dos locais.

Visitas Virtuais
E se pudesse conhecer e desfrutar os monumentos nacionais do concelho de Oliveira do Hospital sem sair de casa? A partir da conjugação de fotografia tridimensional e som, abrimos as portas a este imenso património construído que é a Capela dos Ferreiros, em Oliveira do Hospital; as Ruínas Romanas da Bobadela, na Splendidissima Civitas da Bobadela e a Igreja Moçárabe S. Pedro de Lourosa, em Lourosa. Uma experiência que não o deixará indiferente.

Marchas Populares
Em junho, mês dedicado aos santos populares, realizam-se em Oliveira do Hospital as Marchas Populares, levando ao Parque do Mandanelho milhares de pessoas para assistirem ao desfile das várias marchas populares concelhias, numa noite cheia de cor, carregada de amizade, com cheiro a manjerico e sardinha assada. Este é um dos eventos anuais mais acarinhados pelos oliveirenses e que marca o calendário cultural e associativo do concelho.

Festival Municipal da Canção
O Festival Municipal da Canção é o evento anual onde os mais pequenos sobem ao palco para mostrar os seus dotes artísticos na área da música. Dividido em dois escalões, infantil e juvenil, o Festival Municipal da Canção é um dos eventos ‘para a família’ mais acarinhados no concelho.

 

Cookies

        

ptnlenfres

CONTACTOS

 

Username *
Password *
Remember Me