Cultura

A cultura, termo vasto que encerra em si várias manifestações de carácter artístico e do saber, deve ser uma constante nas sociedades modernas em que estamos inseridos. A cultura funciona como a soma das atitudes, ideias e comportamentos partilhados e transmitidos ao longo de gerações, juntamente com a parte material desses mesmos comportamentos. Só através da cultura e das suas várias e variadas manifestações, se constroem melhores seres actuantes e de sentido critico.
A cultura é também parte integrante das identidades de uma região e do seu povo e deve encerrar em si as valências dessas mesmas identidades, através da participação dos vários agentes culturais e do seu compromisso na realização de propostas culturais.
No caso de Oliveira do Hospital, nomeadamente a partir da segunda década do século XXI, o concelho assistiu a um crescimento quer da oferta cultural, quer dos agentes envolvidos, contando para tal com o indispensável apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.
De facto, muitas foram as novidades introduzidas ao nível cultural no concelho, através da criação de eventos e iniciativas culturais de raiz, como a expOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital, os vários e muitos programas dedicados à promoção do livro e da leitura, a edição literária de autores locais, as tertúlias e programas dedicados aos aspectos imateriais do nosso património, a Exposição Coletiva de Artes Plásticas e tantos, tantos outros eventos e iniciativas de carater pontual ou de programação regular ao longo do ano ou aqueles outros com calendário anual.
Nesta página tem acesso a todo este manancial cultural do concelho de Oliveira do Hospital.

 


 

   

 
 

 

 

Cookies

        

ptnlenfres

CONTACTOS

 

Username *
Password *
Remember Me