Percurso pedestre de S. Sebastião da Feira

Descrição: Extensão: 7 Km

Duração: Cerca de 3h30m

Dificuldade: Moderada, extensão média

Pode optar por passar por S. Sebastião da Feira, deixando o carro ali ou iniciar o percurso em Castelo. Ao chegar a Castelo siga pelo caminho calcetado da esquerda até ao asfalto. Aí vire à esquerda e siga pela mesma estrada até à ponte. Antes de prosseguir pode descansar um pouco no parque de merendas junto da ponte. De volta ao percurso, siga o caminho de terra que se encontra à direita da ponte, na mesma margem. Seguirá perto do rio, agora envolto num contexto num contexto agrícola: verifique o aproveitamento das terras através dos socalcos construídos nas margens mais íngremes. Acima das terras começa um pinhal, determinante na paisagem. Começa a entrar noutro povoado e ao descer encontra-se ao lado da Ponte das Três Entradas. Atravesse a ponte para a esquerda e no cruzamento que indica o sentido de S. Sebastião da Feira volte a virar à esquerda. Ainda na estrada de asfalto siga pela direita para Merujais. Continue na subida e quando a altitude estabilizar, terá uma vista sobre a localidade que deixou para trás. Atravesse Merujais e antes da Capela siga pelo caminho empedrado no lado esquerdo da estrada. Percorrerá um caminho que atravessa um vale de cultivo, até chegar a uma ponte baixa em cimento, por cima do Alva. Atravesse e na outra margem prossiga pela esquerda até Castelo.

Este caminho é agora de abrigo: de um lado terá o rio Alva, do outro, um extenso arvoredo. À frente encontrará uma mesa de merendas à esquerda, próximo do rio. Este é um percurso de real descoberta do rio: segue-o de perto, escondido que está entre as árvores, mimosas, choupos, carvalhos e castanheiros. Um percurso refrescante e calmante, pela média luz e pelos sons que o envolvem.