Festa do Queijo

A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, um dos acontecimentos mais mediáticos de toda a Região Centro, é o evento que mais contribuiu para a projeção e para a notoriedade de duas marcas: – o Queijo Serra da Estrela e Oliveira do Hospital.
Considerada como a maior Festa do Queijo Serra da Estrela de Portugal, o evento tem vindo a tornar-se cada vez mais mediático, por via de estratégias de marketing em que conhecidas figuras do meio artístico e televisivo se associam ao evento.
Nos últimos anos, o evento, que tem vindo a ganhar dimensão nacional, tem contado com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Neste certame, alavancado por esse grande embaixador chamado Queijo Serra da Estrela, participam habitualmente cerca de 300 expositores, nos seguintes sectores:
- Produtores de queijo, onde se incluem as queijarias que produzem o Queijo Serra da Estrela DOP;
- Enchidos da Região; Mel; Vinho; licores e aguardentes; pão e bolos; Artesanato; Gastronomia. Todos os anos se associa ao certame um queijo convidado e os visitantes têm ao seu dispor provas de queijo, de enchidos, de vinho do Dão, entre outros produtos gastronómicos tradicionais. O certame encerra com o maior requeijão do mundo, com cerca de 70 Kg, manufaturado ao vivo, oferecido a todos quantos o queiram provar e que se faz acompanhar de doce de abóbora, produzido, também, no espaço do certame.
A Festa do queijo Serra da Estrela é uma manifestação cultural deste território, uma marca da identidade local, que marca e acelera o passo do progresso e do desenvolvimento desta região.

 

Semana da Gastronomia

Este evento, inserido na Festa do Queijo de Oliveira do Hospital, e que vem acontecendo já há vários anos, pretende valorizar e dar a conhecer a gastronomia tradicional do concelho. Os visitantes encontram restaurantes aderentes, devidamente, identificados com o selo da iniciativa, que ao longo da semana são o palco da riqueza gastronómica do concelho e atores responsáveis pela Boa Mesa da região. Numa viagem de sabores, por todo o concelho, são oferecidas ao visitante experiências gastronómicas, preparadas com os melhores produtos endógenos.
É possível escolher nas ementas pratos tradicionais, únicos no sabor, como o arroz de suã; os torresmos serranos; a feijoada dos pastores ou o borrego criado neste concelho da Beira que se apresentará confecionado nas diversas formas, tipicamente locais. A refeição não ficará completa sem que sejam degustados os enchidos e a broa de milho, acompanhados pelo vinho do Dão e claro, o rei da festa, o Queijo Serra da Estrela. Os restaurantes preparam, ainda, uma variedade de sobremesas das quais se destacam a genuína tigelada e o saboroso e macio requeijão com doce de abóbora ou mel.
A Semana da Gastronomia apresenta-se como uma ação de promoção do setor da restauração e constitui uma mostra da gastronomia de excelência do concelho de Oliveira do Hospital , e insere-se na estratégia de apoio e promoção ao comércio local que vem sendo seguida.

Cookies

        

ptnlenfres

CONTACTOS

 

Username *
Password *
Remember Me