Ensinar é Voar

O Projeto Ensinar é Voar é promovido pela ADIBER e conta com o Município de Oliveira do Hospital como investidor social. Este projeto de inovação social tem como objetivo despertar no território um interesse coletivo em torno da escola pública, do seu papel transformador e da qualidade que esta tem e pode ainda alcançar, apoiando professores, pais e alunos na procura de mais e melhor aprendizagem, através da mudança de estratégias de aprendizagem diferenciadas. Este é um projeto que tem como público alvo o 1ºCEB do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

Este projeto divide a sua atuação em 7 atividades principais, que por sua vez se dividem em subatividades e que, nos pontos seguintes se explicitaram com um ponto de situação das mesmas.

O Ensinar é Voar é um modelo pedagógico que evoluiu do Ensinar é Investigar e está a ser desenvolvido e aplicado pelo Colégio de São José, em Coimbra. A equipa do Colégio está a atualizar todos os materiais de apoio a professores e existem mentores especializados no modelo, contratados para apoiar os professores envolvidos no Agrupamento de Escola de Oliveira do Hospital semanalmente e quinzenalmente, de acordo com as necessidades existentes.

A equipa da GO’WE dinamiza as restantes atividades, por forma a que este projeto possa alcançar os resultados pretendidos e ter um efeito multiplicador no Agrupamento e respectiva população. Assim, ao longo dos períodos têm existido diversas reuniões de trabalho, de resolução de imprevistos que surgem, sessões temáticas de apoio a pais, mães e encarregados de educação no acompanhamento ao projeto, sessões de sensibilização com a comunidade para estas temáticas e metodologias, sessões de reflexões temáticas com professores, atividades de comunicação e divulgação do projeto e sessões de trabalho ao nível da avaliação do projeto e das aprendizagens.

Toda a informação sobre este trabalho está disponível em www.ensinarevoar.pt e existem atualizações e noticias no Facebook e no Instagram, para que todos possam acompanhar o projeto.

Neste projeto não há a utilização de manuais escolares, à exceção do manual de Português, por opção do Agrupamento, que é utilizado maioritariamente no 1º ano para aquisição da leitura e da escrita.

        

ptnlenfres

CONTACTOS

 

Username *
Password *
Remember Me