segunda, 12 outubro 2015 10:09

Oliveira do Hospital recebeu I Encontro de Desporto Adaptado

No passado dia 7 de outubro, no âmbito das comemorações do Feriado Municipal de Oliveira do Hospital, decorreu o I Encontro de Desporto Adaptado. A cidade acolheu este encontro numa organização da Santa Casa da Misericórdia de Galizes e do Município de Oliveira do Hospital, com a parceria de várias entidades.

No Estádio Municipal e no Pavilhão Municipal estiveram representadas as modalidades de futebol, atletismo, basquetebol e boccia com a participação de atletas especiais e empenhados.

Participaram neste I Encontro de Desporto Adaptado, mais de seis dezenas de atletas provenientes de várias instituições que desenvolvem a sua ação na área da deficiência. Dessa forma, estiveram representadas as delegações da APPACDM de Arganil e de Poiares, a ARCIL da Lousã e a Santa Casa da Misericórdia de Galizes.

Como sublinha o vereador do Desporto, Nuno Ribeiro, este evento “reforça as políticas do Município ao promover o desporto para todos e, neste caso específico, estimula a igualdade de oportunidades no que diz respeito ao livre acesso ao desporto, e de igual modo, visa promover a interação e a integração de pessoas com deficiência na comunidade”.

“Valorizar o desporto enquanto veículo promotor de hábitos de vida saudáveis que estimula a reabilitação, o treino de capacidades e o convívio e integração social” foram objetivos deste primeiro encontro, “onde todos foram vencedores e onde a troca de experiências, o convívio e a felicidade dos atletas foi o mais relevante e gratificante”, refere o vereador Nuno Ribeiro.

O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Galizes, Bruno Miranda, também enalteceu a realização deste encontro desportivo destinado a pessoas com deficiência, considerando que estão criadas as condições para que o evento possa ganhar uma nova projeção em edições futuras.

O responsável por aquela instituição privada de solidariedade social, sublinha ainda que este tipo de iniciativas é fundamental para promover a auto estima dos participantes, porque os incentiva a revelar as suas capacidades desportivas.