quinta, 09 julho 2015 13:39

Festivais de Folclore no concelho de Oliveira do Hospital – Mais do que festivais, uma demonstração de tradições

Começa já no próximo fim de semana, 11 de julho, nas localidades de S. Paio de Gramaços e Vila Franca da Beira, uma nova edição de Festivais de Folclore que vão acontecer por todo o concelho de Oliveira do Hospital até dia 22 de agosto.

Estas exibições de cultura oliveirense são um veículo privilegiado para perpetuar os usos e costumes das nossas gentes, como aliás foi reforçado durante a segunda sessão das I Jornadas Culturais de Oliveira do Hospital, dedicada à Cultura Etnográfica, e levada a cabo pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

É neste ponto, vestidos de trajes da época, com utensílios, danças e cantares que remontam, maioritariamente, a agricultura de subsistência, que as associações locais de grupos de ranchos folclóricos têm tido um papel determinante na preservação e divulgação do Património Tradicional e Popular do concelho.

Assim, depois do XXXV Festival da Beira Serra, em S. Paio de Gramaços, e do XXII Festival de Folclore em Vila Franca da Beira no próximo sábado, durante o mês de julho haverá, também, no dia 18, o XXV Festival Folclórico Nacional no Seixo da Beira e uma demonstração etnográfica organizada pela Associação Cultural e Recreativa de Lagares da Beira. Ainda nesse fim de semana, dia 19, em Penalva de Alva, ocorrerá o III Convívio de Concertinistas “Sons e Tradições do Alva”.

Porém, a festa do folclore e das tradições não termina por aqui. No dia 8 de agosto na localidade Santo António do Alva acontecerá o XXIX Festival de Folclore e no dia 22 será a vez de Andorinha com o seu XVI Festival de Folclore e de Lagares da Beira onde o Festival assinala a 30ª edição.

Fica lançado o convite à participação de todos os munícipes nos Festivais de Folclore de modo a dar o seu contributo para a imortalização de uma tradição que tão bem tem sido recebida e elogiada em territórios nacionais e internacionais.