quinta, 09 julho 2015 11:33

Oportunidades para o setor do turismo em debate no IV Fórum das Comunidades Estrangeiras de Oliveira do Hospital

As oportunidades para o setor turístico no concelho de Oliveira do Hospital dominaram a segunda parte do IV Fórum das Comunidades realizado esta terça-feira, 7 de julho, no âmbito do projeto “Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality”.

Foram abordados os diversos programas de apoios comunitários, nomeadamente as oportunidades e condições de acesso ao Portugal 2020, ao Programa Operacional do Centro 2020, e ao DLDC Rural. Bem como, as redes de desenvolvimento regional que o Município de Oliveira do Hospital integra como a Rede Aldeias do Xisto – através da freguesia de Aldeia das Dez e das praias fluviais de Avô e Alvoco das Várzeas – e a Rede Aldeias de Montanha – através das freguesias S. Gião e Alvoco das Várzeas.

Como explicou o vice-presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, com a integração nestas redes são criadas “janelas de oportunidade para o desenvolvimento de alguns projetos”, permitindo “estimular investimentos”. Uma vez que as redes permitem mais interligação entre territórios, mais integração regional e mais visibilidade.

A sessão, que integrou a programação da “V Iniciativa Competências para o Desenvolvimento”, contou com a participação de vários membros das comunidades residentes no concelho de Oliveira do Hospital a quem foi apresentado o projeto Campus Arqueológico de Bobadela que visa colocar esta sede de freguesia e o próprio concelho na rota nacional do turismo vocacionado para a descoberta e exploração do património, neste caso do período romano.

A mostra de produtos biológicos e agrícolas em modo de produção artesanal “Da Nossa Terra” mereceu a atenção dos participantes que foram também convidados a participar nesta mostra mensal que se realiza há cinco anos no Mercado Municipal de Oliveira do Hospital.

Pioneiro nos objetivos que preconiza e na forma como é concretizado, “Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality” tem obtido o reconhecimento público por parte de diferentes organismos nacionais e tem sido apresentado como modelo de boas práticas no acolhimento e acompanhamento de pessoas de outras nacionalidades que escolhem o concelho para residir.

Oliveira do Hospital afirmou-se como um concelho amigo das comunidades estrangeiras e como espaço de tolerância e multiculturalidade, encontrando-se neste momento nomeado para o galardão “Município do Ano – Portugal 2015”. Um prémio instituído pela Universidade do Minho com o objetivo de premiar os municípios portugueses que tenham lançado projetos com impactos assinaláveis na economia, no território e na sociedade, e que promovam o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade.

“O Fórum deve e será valorizado, seja em que contexto for, uma vez que estará sempre aberto à livre participação das várias comunidades, vamos continuar a trabalhar numa perspetiva de mutuamente – município e comunidade de residentes – sermos úteis e cooperantes” afirmou José Francisco Rolo que entende, “valorizar a comunidade de Oliveira do Hospital é também dar voz e ouvir, e ajudar a concretizar vontades e projetos de todos os cidadãos que vivem no concelho de Oliveira do Hospital”.

Uma das conclusões deste encontro foi a criação de um grupo de trabalho que vai apresentar propostas de ações no âmbito do “Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality” a desenvolver durante o ano.