sexta, 20 fevereiro 2015 02:32

Desenvolvimento Local de Base Comunitária: Município de Oliveira do Hospital e ADIBER apresentaram candidatura ao DLBC Urbano

O Conselho de Parceiros constituído por 22 entidades da cidade de Oliveira do Hospital – seis públicas e 16 privadas – aprovou a estratégia a submeter ao instrumento DLBC – Desenvolvimento Local de Base Comunitária, vertente Urbano.

Depois de ter sido aprovada a estratégia e a parceria para o DLBC Rural para toda a região da Beira Serra, este instrumento abre a possibilidade de intervenção em meio urbano, nos núcleos com mais de cinco mil habitantes.

Neste sentido, e atento à prossecução dos objetivos da Estratégia Portugal 2020, o Município de Oliveira do Hospital criou esta parceria com a ADIBER para “apresentar uma candidatura ao DLBC Urbano que abrange o território da União de Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços” como explicou o vice-presidente da autarquia, José Francisco Rolo na reunião realizada nos Paços do Município.

“Abre-nos uma potencial fonte complementar de financiamento para investimentos no espaço urbano de Oliveira do Hospital” acrescentou o responsável que conduziu os trabalhos, salientando a “vasta parceria” que foi conseguida sendo que “com o programa a ser aprovado e a respetiva dotação financeira, as entidades poderão efetuar candidaturas para realizar projetos que sejam elegíveis”.

Na reunião do Conselho de Parceiros do DLBC Urbano de Oliveira do Hospital foi apresentado o diagnóstico do território e foi proposta “uma estratégia para que a tutela credencie uma parceria para gerir este programa na unidade territorial de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços”, como explicou o vereador José Francisco Rolo.

Esta entidade gestora, GAL ADIBER – Oliveira do Hospital IIESS – 2020, congrega 22 entidades representativas da diversidade económica e social do território, entre autarquias locais, organismos estatais, associações recreativas, culturais e desportivas, e estabelecimentos de ensino.

Como foi apresentado ao Conselho de Parceiros, a visão estratégica assenta nas seguintes palavras-chave: Inovação, Inclusão, Empreendedorismo, Emprego, Social, Sustentável. Pretende ter “Oliveira do Hospital como uma cidade inclusiva, equilibrada entre o urbano e o rural; centro estruturante regional e polarizadora sub-regional do desenvolvimento económico e social”.

Os objetivos estratégicos são: promover uma cidade inclusiva; aumentar o grau de empregabilidade e diversificar competências; promover a redução da pobreza e combater a exclusão social; qualificar e integrar as áreas urbanas vulneráveis, promovendo a inclusão social e a coesão territorial.

Miguel Ventura, presidente da ADIBER, salientou que na Beira Serra, Oliveira do Hospital é o único território que pode candidatar-se ao DLBC Urbano e que no distrito de Coimbra há apenas mais três cidades nestas condições. “O que hoje está a ser discutido é a macro-estratégia” cuja candidatura foi entregue no final da semana passada e “depois temos de criar as linhas de ação”. O dirigente sublinhou que com esta possibilidade “é a própria região que também fica a ganhar”.

“Não podemos perder esta oportunidade” afirmou o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino que não deixou de desafiar as entidades presentes a prepararem-se “porque haverá outros programas temáticos a que podemos aceder”.

O autarca adiantou ainda que o Município e a CIM Região de Coimbra irão disponibilizar meios de apoio às diversas entidades para elaboração e apresentação de candidaturas aos novos fundos comunitários.