Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 97
quinta, 16 outubro 2014 21:02

Dia Mundial do Turismo assinalado com visitas guiadas

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo, assinalado anualmente a 27 de setembro, a ADI – Agência de Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, em parceria com os Municípios de Oliveira do Hospital e de Tábua, promoveu visitas guiadas ao património natural e edificado dos dois concelhos.

Esta iniciativa conjunta visou associar a oferta turística e a promoção do comércio local proporcionando visitas guiadas aos alunos da Universidade Sénior Rotary de Oliveira do Hospital que foram conhecer o património de Tábua e aos alunos da Academia Sénior de Tábua que vieram até ao concelho oliveirense.

“Venha e Descubra Oliveira do Hospital e Tábua” foi o convite dirigido aos participantes pela organização que com a comemoração da efeméride pretendeu “valorizar a atividade turística que é uma oportunidade estratégica de desenvolvimento para a região”, como assinalou o presidente da ADI e vereador do pelouro do Turismo do Município de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo frisando que o “turismo é uma atividade económica muito importante que sustenta postos de trabalho e empresas”.

Na receção aos visitantes tabuenses, José Francisco Rolo saudou a colaboração de todos os envolvidos dando conta que a ADI em colaboração com os Municípios pretendeu dirigir esta iniciativa ao segmento sénior “que tem alguma disponibilidade e que gosta de descobrir coisas novas” propondo-se um regresso ao “Portugal perdido na memória, de experiências únicas e autênticas”.

Esta iniciativa de divulgação e valorização dos dois concelhos além de proporcionar uma “agradável visita a Oliveira do Hospital” foi também uma oportunidade para “que os cidadãos de Oliveira do Hospital e de Tábua viessem descobrir a região e fossem portadores de uma mensagem para contagiar outras pessoas a virem visitar os dois concelhos onde existe um conjunto de monumentos classificados”, explicou o vereador do Turismo. “E assim podemos atrair mais gente aos nossos concelhos, ao alojamento, aos restaurantes e à economia local. Com isso estamos a gerar mais economia, mais riqueza e valor acrescentado”, acrescentou José Francisco Rolo.

No concelho de Oliveira do Hospital foram visitados espaços como a Capela dos Ferreiros, as Ruínas Romanas da Bobadela, a Igreja Moçárabe de Lourosa e a Vila de Avô. Já em Tábua, a jornada percorreu pontos de interesse turístico como a Capela Senhor dos Milagres e a Igreja Matriz de Tábua, o Pelourinho Manuelino em Midões e o Penedo Que Abana em Póvoa de Midões.

O Dia Mundial do Turismo, assinalado anualmente a 27 de setembro, foi dedicado este ano ao tema “Turismo e Desenvolvimento Comunitário”.