terça, 14 outubro 2014 09:27

Semana da Alimentação Saudável em Oliveira do Hospital

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, serão dinamizadas várias iniciativas junto da população estudantil do concelho, numa ação conjunta da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Pinheiro dos Abraços do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, do Município de Oliveira do Hospital e do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH).

Com o lema “Saúde para todos, ao alcance de todos”, o Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, será assinalado com uma palestra sobre distúrbios alimentares dirigida às turmas do 5.º ano e com um almoço saudável na escola sede do AEOH para alunos e professores. Durante a tarde, será promovido junto dos alunos um lanche saudável com a atribuição de prémio para a sandes mais criativa e saudável.

Ainda no âmbito das comemorações, durante toda a semana com início a 13 de outubro, decorrerão vários ateliers de alimentação saudável e de atividade física junto de todas as crianças do ensino pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB).

Destaque ainda para a assinatura da Carta de Compromisso dos Lanches Saudáveis com os pais e encarregados de educação destas crianças do ensino pré-escolar e do 1.º CEB, que decorrerá entre 13 e 23 de outubro.

Esta Carta de Compromisso será assinada pela UCC Pinheiro dos Abraços do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, pelos pais/encarregados de educação, pelo Agrupamento de Escolas e pela Câmara Municipal. O documento celebra um compromisso de parceria entre todos os signatários para a promoção de um estilo de vida mais saudável prevenindo o excesso de peso e a obesidade nas nossas crianças.

Na prática, a UCC do Pinheiro dos Abraços compromete-se a implementar os Programas Nacionais de Saúde Escolar e de Promoção da Saúde Oral, no ano letivo 2014/2015, realizando intervenções de promoção da saúde e prevenção da doença, tais como sessões de educação para a saúde sobre diferentes temas.

Já os pais e encarregados de educação irão assumir o compromisso de enviar para a escola lanches saudáveis evitando os alimentos ricos em açúcares e gorduras, altamente prejudiciais para a saúde e que contribuem para o excesso de peso e obesidade.

Também o Agrupamento de Escolas fica responsável por monitorizar os lanches saudáveis trazidos pelas crianças e a escovagem diária dos dentes de forma a dar continuidade ao concurso “O Meu Lanche Vale Prémios”.