segunda, 14 abril 2014 09:05

Biblioteca Municipal dinamiza oficinas nas férias da Páscoa

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital está a dinamizar a iniciativa “Páscoa na Biblioteca” que proporciona às crianças um conjunto de oficinas temáticas: oficina de escrita/ ilustração; atividades de expressão dramática; atividades de expressão plástica; oficina de leitura; oficina de expressão motora; e oficina da Natureza.

A decorrer desde o início da semana, nestes primeiros dias, mais de duas centenas de crianças já passaram pela Biblioteca Municipal participando sempre com grande entusiasmo nas várias atividades disponibilizadas.

Além das inscrições individuais, a atividade teve grande recetividade junto dos vários ATL do concelho que têm participado ativamente nestes dias, inscrevendo os mais pequenos nestas oficinas.

A atividade de expressão dramática tem sido preenchida com a participação e colaboração das crianças na fábula “O Velho, o Rapaz e o Burro”, enquanto que a história “Os Músicos de Bremen” é o centro das atenções na oficina de escrita/ ilustração, promovendo-se a leitura partilhada de grupo, a exploração do texto e posteriormente a elaboração da ilustração e da escrita criativa.

A Páscoa é a temática das atividades de expressão plástica que recorre aos materiais recicláveis para a elaboração de marcadores de livros em forma de coelhos, suporte para canetas, muitas galinhas, pintainhos e ovos entre tantos outros. Nestas tarefas, dominadas pela preocupação ambiental, é a imaginação e a criatividade que ditam o limite.

Nesta oficina tem sido também dinamizada a aprendizagem do croché para fazer flores como forma de celebração da Primavera.

Fora das instalações da Biblioteca Municipal, as oficinas da Natureza e da expressão motora são realizadas no Parque do Mandanelho. É no pulmão verde da cidade que no âmbito da expressão motora é concretizada uma atividade de exploração que visa trabalhar a capacidade de orientação das crianças. Munidos de um mapa e várias pistas, os participantes percorrem parte do parque em busca do tão desejado tesouro.

Na oficina da Natureza é dinamizado um jogo sobre a reciclagem em que os elementos das equipas têm de encontrar os vários objetos – lixo comum, compostagem, pilhas, papel, vidro, plásticos – para aprender a separação e a reciclar corretamente. Num segundo momento aprendem a realizar a compostagem, com recurso a material de apoio, sendo que cada um dos participantes leva, num garrafão de água, o seu mini-compostor para casa. A compostagem é um processo biológico através do qual microrganismos e insetos decompõem matéria orgânica que fica transformada, após um período de tempo, em fertilizante natural.

A iniciativa “Páscoa na Biblioteca” visa proporcionar às crianças um programa organizado de caráter educativo, lúdico, desportivo e ambiental, e uma ocupação saudável dos tempos livres dos mais novos neste período de interrupção letiva. Tem também como objetivo contribuir para aumentar o conhecimento e saber dos participantes, fomentando-se a partilha, a socialização e a interação tão importantes nestes grupos etários. Além da vinda das crianças à Biblioteca, potencia também uma aproximação dos seus familiares, pais e avós, que são convidados a conhecer a sala de adultos e os serviços aí disponibilizados enquanto esperam.

“Páscoa na Biblioteca” decorre até ao próximo dia 16 de abril, sendo que ainda há vagas para inscrições nas oficinas da Natureza e de Expressão Motora, que devem ser formalizadas junto do serviço educativo, nas instalações da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital.