terça, 11 março 2014 18:30

Oliveira do Hospital promove 23.ª Festa do Queijo Serra da Estrela

Oliveira do Hospital prepara-se para receber a XXIII Festa do Queijo Serra da Estrela e outros Produtos Locais de Qualidade que se realiza este fim de semana, 15 e 16 de março, no coração da da cidade, o Largo Ribeiro do Amaral.

A abertura oficial está agendada para as 11h00 de sábado, com a presença do Secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro. O objetivo é “dar-lhe centralidade” como explicou o vice-presidente da autarquia durante a conferência de imprensa para apresentação do certame que é organizado pelo Município de Oliveira do Hospital e a ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, e aos quais se juntam outros parceiros como os produtos desta maravilha da gastronomia, a Ancose e a Confraria do Queijo Serra da Estrela.

Para o presidente da ADI esta “é hoje uma grande marca em termos de afirmação do Queijo Serra da Estrela e é garantidamente a maior feira do Queijo Serra da Estrela do país” assumindo-se como “um grande marco de Oliveira do Hospital” resultante da parceria dos envolvidos na sua organização.

Clique em http://www.cm-oliveiradohospital.pt/boletim/#/10/ para aceder à programação

Com um programa diversificado ao longo de dois dias, José Francisco Rolo dirige o convite, “no fim de semana venha a Oliveira do Hospital desfrutar do melhor queijo do mundo e uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa”. Na cidade, os visitantes encontrarão “uma grande festa que terá impacto na economia local do concelho” nos diversos setores: comércio, serviços, restauração e turismo.

Apesar do “desafio enorme” foi com o objetivo de “abrir a possibilidade de negócio” ao comércio local que este ano a organização transferiu a Festa do Queijo Serra da Estrela para o centro da cidade, como reiterou o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital que antevê “esta praça central cheia, com milhares de pessoas”.

Uma feira que se distingue por vários aspetos nomeadamente “porque privilegiamos os produtores de Oliveira do Hospital” que marcam presença com os seus produtos, desde o Queijo Serra da Estrela aos enchidos e outros endógenos. Outra das novidades anunciadas por José Carlos Alexandrino prende-se com a oferta de provas de Queijo Serra da Estrela DOP aos visitantes que visitam a feira em grupos organizados para “que provem o verdadeiro queijo”.

Apesar da diminuição do orçamento para a realização do certame, a organização apostou forte na sua divulgação, através de campanhas publicitárias nos canais televisivos e numa grande promoção na Bolsa de Turismo de Lisboa durante esta semana.

José Carlos Alexandrino persegue ainda a ideia da realização de duas feiras, em conjunto com outros municípios produtores de Queijo Serra da Estrela DOP, em Lisboa e no Porto, para divulgar este produto de excelência e promover toda a atividade associada, desde os pastores às queijeiras.

Na apresentação da feira, junto à Capela dos Ferreiros e com vista privilegiada para o palco do certame, Pedro Couceiro, Grande Conselheiro da Confraria do Queijo Serra da Estrela, considerou que esta “feira é de uma grandiosidade que dificilmente conseguimos encontrar aqui à volta” e onde “conseguimos fazer a distinção entre os produtores de queijo DOP e aqueles que não o produzem”.

Na sua opinião, esta distinção serve também de incentivo “para sensibilizar e captar” os que ainda não usam a marca para que o possam fazer.

A Confraria do Queijo Serra da Estrela irá ainda promover o seu 25.º capítulo com várias atividades e entronização de novos confrades e Pedro Couceiro adiantou que, como vem sendo hábito, haverá um queijo convidado – Queijos Asturianos DOP. Este ano fica, desta forma, marcado pela internacionalização do convidado de honra com a presença de produtores e provas de degustação.

No plano cultural, como adiantou a vereadora deste pelouro, Graça Silva, o fim de semana será preenchido com múltiplas atividades. Exposições temáticas em vários espaços municipais, um festival de folclore do concelho, atuação de grupos culturais do concelho no recinto da feira, e animação de rua irão contribuir para uma animação constante da maior feira do queijo Serra da Estrela do país.

Na tenda de eventos, destaque para as sessões de Show-Cooking com os chefes Ivan Fernandes e Cristina Manso Preto; a oficina sobre o Ciclo da Lã; lançamento do livro “30 Maneiras de fazer queijo”; e concurso de gastronomia. Uma prova de BTT Lazer, passeios equestres, tosquia de animais e fabrico de queijo Serra da Estrela ao vivo são algumas das atividades complementares.

Clique aqui para aceder à programação