quarta, 29 janeiro 2014 12:29

Vila Pouca da Beira realizou Festa do Bodo

Presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, em visita aos expositores Presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, em visita aos expositores

Vila Pouca da Beira foi o destino escolhido pelos visitantes no passado fim de semana, dias 25 e 26 de janeiro, atraídos pela programação da Festa do Bodo de S. Sebastião.

As tradições populares e culturais aliadas ao espírito solidário e genuíno das nossas gentes fizeram deste evento mais um sucesso. A edição deste ano foi promovida pela União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira em parceria com o Município de Oliveira do Hospital e a ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital.

Considerado um dos “eventos marca” do concelho de Oliveira do Hospital, a Festa do Bodo de Vila Pouca da Beira não defraudou as expetativas de quem a visitou e experimentou o sentimento de partilha que está na génese desta festa e a carateriza.

No sábado, dia inaugural da festa foi também partilhado com o povo de Vila Pouca da Beira o resultado das recentes obras de remodelação concretizadas na igreja matriz da localidade. Obras que na opinião de Licínio Neves, presidente da Junta da União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira, “nos devem orgulhar a todos por termos aqui uma igreja tão bonita”.

Também o pároco local, Higino Tchikala, enalteceu o “esforço e a generosidade” de todos os envolvidos, desde a Câmara Municipal, União de Freguesias, Irmandade, Associação de Melhoramentos e “todo o povo”, entre outros. Destacou ainda a importância da preservação e restauro dos altares, “que integram o património cultural e religioso” de Vila Pouca da Beira e do concelho.

Numa pequena sessão de abertura da Festa do Bodo de S. Sebastião, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino partilhou do mesmo sentimento. “A Câmara contribuiu mas devo enaltecer, aqui, o facto de que houve um grande contributo de todos para esta obra”. E o resultado está à vista, “vejo este espaço melhorado e é motivo de orgulho para mim e para todos”.

Com um novo figurino para tornar este certame ainda maior e mais cativante para os visitantes, a Festa do Bodo de S. Sebastião em Vila Pouca da Beira ofereceu vários momentos culturais, com a presença de grupos concelhios, espetáculos medievais e de música de culto.

Além da celebração das tradições religiosas houve a oferta do Bodo aos visitantes que puderam encontrar naquela vila uma oferta diversificada de produtos endógenos, de gastronomia e artesanato.