quinta, 23 janeiro 2014 11:21

Escritor Miguel Babo visitou escolas do concelho

Miguel Babo, autor do livro “A História do Rei Elias” esteve em várias escolas do concelho de Oliveira do Hospital na passada terça-feira, 21 de janeiro.

A presença do escritor foi proporcionada pela Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares do concelho. O périplo passou pelas Escolas Básicas de Lagares da Beira, da Cordinha, do Vale do Alva e pelo Centro Escolar de Nogueira do Cravo.

Numa apresentação divertida, entusiasmante e repleta de magia, Miguel Babo deu a conhecer o enredo desta história, uma obra publicada em 2012 e que conta com a ilustração de João Antunes Alves. Atentos e bastante interessados, os alunos do 1.º ciclo do ensino básico ficaram a conhecer a história de Elias que um dia se torna rei dos Hilíadros, sucedendo ao seu pai Antor, conhecido por ser um grande guerreiro. Ao contrário do seu pai, Elias não quis travar lutas preferindo semear a paz pelo reino.

É uma história sobre a amizade, o amor e a importância dos sonhos na nossa vida, mostrando que vale a pena acreditar nos sonhos e que eles devem comandar a nossa vida.

Esta é a história do Rei Elias cujo bom coração o levou a ser o Rei da paz e da amizade, onde saem realçados estes valores morais, que é no fundo, a grande mensagem que se pretende transmitir aos mais novos.

A visita do escritor Miguel Babo foi acompanhada pela vereadora da Educação, Graça Silva que sublinhou junto dos alunos a “importância da leitura” e os incentivou a ler, a visitar e a requisitar livros nas bibliotecas das suas escolas e nas bibliotecas municipais de Oliveira do Hospital e de Lagares da Beira.

A atividade teve como objetivo primordial a promoção da leitura e do livro e no final de cada apresentação nas escolas, os alunos tiveram oportunidade de colocar questões ao escritor Miguel Babo sobre o seu trabalho enquanto autor, o processo criativo, entre outras.

Satisfeita a curiosidade dos mais novos, Miguel Babo participou depois em sessões de autógrafos.

Miguel Babo, natural da Figueira da Foz, é licenciado em Engenharia Química, depois de 14 anos de docência fez uma pausa para se dedicar ao trabalho de produção e criação artística, cinéfila, literária e de moda.

Não obstante a diversidade de caminhos que tem percorrido, Miguel Babo assume-se como um escritor e um cineasta.