quinta, 16 janeiro 2014 10:16

Cantar dos Reis na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital promoveu um serão dedicado ao Cantar dos Reis, no passado dia 9 de janeiro, no âmbito da comemoração do Dia de Reis.

Esta noite cultural teve a participação especial de elementos do Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira que interpretaram os cantares tradicionais que noutros tempos ecoavam pelas ruas das aldeias nos primeiros dias de cada ano novo.

A sala de adultos encheu de público, de todas as idades, que aceitou o convite lançado pela Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital. Além deste pequeno concerto proporcionado pelo Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira o sarau foi enriquecido com a leitura de poemas relacionados com a época pela voz de alguns amigos da Biblioteca, presenças já habituais.

“Quisemos, de forma singela, comemorar o Cantar dos Reis neste espaço cultural, no meio dos livros”, afirmou a vereadora da Cultura, Graça Silva. A vereadora da Cultura agradeceu a presença de todos e em particular do grupo etnográfico que se disponibilizou para colaborar nesta “comemoração simbólica do Cantar dos Reis, uma tradição que está a perder-se”.

“Esta é uma forma de marcar este momento e de manter viva a nossa tradição. É isso que também nos motiva a continuar a realizar estas iniciativas e a nos encontrarmos nestes momentos magníficos”, assinalou a vereadora Graça Silva.

Na mesma semana, o Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira já tinha estado presente nos Paços do Município, no Dia de Reis, 6 de janeiro, onde também entoou os cantares tradicionais seguindo depois para algumas instituições na cidade.