segunda, 13 janeiro 2014 10:28

Iniciativas de Natal com balanço positivo

Terminou com balanço positivo a campanha de incentivo às compras no comércio tradicional e local do centro urbano de Oliveira do Hospital promovida pela ADI – Agência para o Desenvolvimento de Tábua e Oliveira do Hospital em parceria com o Município de Oliveira do Hospital.

Além do diversificado programa de animação “Natal Oliveira do Hospital 2013” idealizado para assinalar a quadra natalícia, foi promovida mais uma edição do Sorteio de Natal que decorreu entre 9 de dezembro e 9 de janeiro e habilita os participantes a ganhar um dos dez aliciantes prémios a concurso.

A iniciativa, que visa potenciar as compras no comércio tradicional, com o mote “Faça compras no comércio local. Cá Compra, Cá Fica!” contou com 161 lojas aderentes, um número que aumentou relativamente ao ano anterior, tendo sido distribuídas 9.450 senhas pelos estabelecimentos aderentes e respetivos clientes que, nesta quadra, preferiram efetuar as suas compras no comércio local do centro urbano de Oliveira do Hospital.

À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, a ADI dinamizou um concurso de montras ao qual aderiram 41 lojistas, iniciativa que também viu aumentado o número de concorrentes, também aqui aumentou o número de concorrentes.

O programa de animação “Neste Natal Faça Compras em Oliveira do Hospital 2013” foi complementado com a realização de múltiplas iniciativas de caráter cultural como a exposição de Pais Natais, os presépios de Natal e um ciclo de concertos, “Natal de Gerações” que envolveu as crianças do 1.º ciclo através das Atividades de Enriquecimento Curricular.

Ponto alto foram os “Concertos de Natal” realizados na Casa da Cultura César Oliveira, no fim de semana de 21 e 22 de dezembro, dirigidos ao público adulto e infantil.

Também no campo do desporto se vestiu a camisola da solidariedade tendo sido promovido um Torneio de Natal Solidário na modalidade de futsal, que rendeu 750 euros para o Banco de Recursos Sociais e a iniciativa “Pais Natal em Movimento”, no dia 22 de dezembro, com a realização de provas desportivas nas vertentes de caminhada, corrida e BTT sem carácter competitivo.

Esta manhã desportiva foi amplamente participada por centenas de pessoas que passaram um momento divertido, saudável e em família, e que deixaram um contributo a favor do Banco de Recursos Sociais de Oliveira do Hospital permitindo uma recolha avultada de alimentos para crianças e bebés.

Passeios de charrete, insufláveis, pinturas faciais, modelagem de balões, pipocas e muitas outras surpresas complementaram a oferta de animação nos últimos que antecederam a quadra natalícia.

De registar ainda que a já conhecida Mostra da Nossa Terra, realizada mensalmente pela ADI, teve o novo figurino - Feirinha de Natal aumentando os fatores de atratividade para quem procura os produtos genuínos da terra e que se revelou um sucesso.

O presidente da ADI, José Francisco Rolo refere que “o investimento feito no apoio ao comércio local permitiu obter bons resultados, diria mesmo que a população acedeu ao desafio de fazer compras em Oliveira do Hospital”.

“Destacamos três ideias chave: a excelente adesão dos comerciantes; a solidariedade dos oliveirenses com o seu comércio pois compram o que é nosso; e a animação do centro urbano que permitiu atrair a Oliveira do Hospital clientes do concelho e da região”, sublinha o responsável.

“Deixamos agora um novo convite: começou a época de saldos. Faça compras no Comércio Local, a mesma qualidade e diversidade de produtos, agora a preços mais convidativos”, frisa José Francisco Rolo, presidente da ADI.

O escrutínio do Sorteio de Natal e o anúncio dos vencedores do concurso de montras foi realizado, dia 13 de janeiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.