JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 97
terça, 12 novembro 2013 14:39

Feira do Porco e do Enchido de Meruge

Meruge foi o destino privilegiado dos visitantes que acorreram à Laje Grande, no passado domingo, 10 de novembro, cativados pela oferta gastronómica e cultural da 11.ª Feira do Porco e do Enchido. Para muitos dos milhares visitantes, regionais e nacionais, esta é já uma data incontornável e anualmente regressam a Meruge para visitar o certame que faz a promoção da excelência dos enchidos produzidos na freguesia e no concelho.

Os enchidos são os reis deste evento mas também muitas outras iguarias gastronómicas, com base na carne do porco, a que se juntam bolos, doces e licores artesanais, entre tantos outros que acalmam o apetite. No espaço da Laje Grande, lado a lado com as especialidades da freguesia ganham também destaque a mostra de artesanato, uma grande montra de saberes, e a “Feira da Agricultura Familiar” que possibilita aos pequenos agricultores locais a venda dos seus produtos da terra excedentes.

Um programa de animação musical e cultural contínua, complementa a oferta do certame, cuja dinâmica tem vindo a ser melhorada ano após ano e que leva a organização, a cargo da Junta de Freguesia de Meruge, a equacionar o alargamento da feira para as ruas limítrofes do terreiro granítico.

Uma década após a primeira Feira do Porco e do Enchido de Meruge, certame pioneiro no concelho e região no que respeita à promoção da tradição e dos sabores do fumeiro, este é um evento que a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital continua a apoiar, englobada na estratégia de promoção do concelho e do seu potencial turístico. A divulgação das várias vertentes de interesse turístico no concelho através de uma estratégia concertada tem sido aposta da autarquia oliveirense que apoia e promove um conjunto de eventos e feiras que mostram o melhor do concelho e também dão corpo àquela que tem sido a política de promoção do comércio local: “Cá Compra, Cá Fica”.

“É um evento que une toda a freguesia” e “uma das marcas mais importantes da cadeia de eventos que mobiliza e anima o concelho de Oliveira do Hospital” ao longo do ano, destacou José Francisco Rolo, vice-presidente da Câmara Municipal. De visita à Feira de Meruge, o vereador do Turismo sublinhou “o efeito multiplicador” desta mostra que foi pioneira neste tipo de oferta e que já é vendida enquanto “destino turístico” por alguns operadores. Sem margem para dúvidas, “é o tipo de eventos que é para manter” uma vez que “cumpre a nossa premissa para a promoção do comércio local de Oliveira do Hospital” de que “Cá Compra, Cá Fica”, sustentou o autarca.