JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 97
terça, 02 julho 2013 21:20

Rali Oliveira do Hospital desafiou limites dos pilotos

O intenso calor e a dureza dos troços marcaram o Rali Oliveira do Hospital 2013, que se realizou no passado dia 29 de junho e foi acompanhado por milhares de pessoas. Foi um sábado de elevadas temperaturas, mas nem isso afastou o público que se mobilizou para o terreno onde se realizaram as provas especiais que proporcionaram um grande espetáculo de desporto motorizado. Além dos três troços disputados na zona da Cordinha também a super especial, realizada nos terrenos junto à feira de Oliveira do Hospital, captou a atenção dos amantes da modalidade, que não quiseram perder um segundo da competição.

No final da prova, a vitória sorriu à dupla Daniel Nunes/Rui Raimundo. Nesta prova pontuável para o Open de Ralis, Carlos Martins classificou-se no segundo posto e Fernando Teotónio ocupou o terceiro lugar do pódio, todos ao volante de carros Mitsubishi. No mesmo dia foi igualmente disputado o Rali Capital do Cobre e do Latão, prova de Critério Ralis Centro, ganha por Paulo Correia.

No terceiro ano consecutivo de realização desta prova automobilística no concelho, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital fez “um balanço extremamente positivo, porque a prova decorreu sem acidentes e sem incidentes”, ficando demonstrado “uma vez mais, que Oliveira do Hospital tem aptidões para o desporto motorizado”. Visivelmente satisfeito por perceber que “os nossos munícipes e das regiões limítrofes gostam deste desporto”, o autarca não deixou de frisar que Oliveira do Hospital “reúne um conjunto de condições fantásticas para estas provas, demonstrando que é um concelho ímpar. E mais uma vez, afirmamos e divulgamos Oliveira do Hospital de forma diferente dos outros concelhos”.

No rescaldo da realização desta prova desportiva, o presidente do Município referiu-se ainda à possibilidade do concelho poder vir a acolher uma prova do Mundial, fruto do pré-acordo que existe entre a Câmara Municipal e a organização do Rali de Portugal. “O que está pré-acordado é que a primeira classificativa disputar-se-á no concelho de Oliveira do Hospital”, afirmou, dando conta que tem trabalhado em parceria com os municípios de Arganil e Góis pelo regresso da prova nacional de rali ao norte e centro do país. “Tenho muita esperança que, para o ano, Oliveira do Hospital tenha uma prova do Mundial de Ralis, algo que já não temos há muitos anos. Perspetiva-se que seja uma grande jornada para o concelho e para a região”, referiu.

Apostado na implementação de Oliveira do Hospital como marca “conhecida e diferenciadora”, José Carlos Alexandrino adiantou aos jornalistas que “Oliveira do Hospital tem qualidade num conjunto de eventos desportivos, não só neste. Também recebemos a Volta a Portugal, e no dia 16 de agosto podem ter a certeza que teremos a etapa que vai decidir a prova e que sairá de Oliveira do Hospital e percorrerá todo o concelho, desde a zona da Cordinha ao Vale do Alva. Hoje, Oliveira do Hospital começa a ser menos confundido com as outras ‘oliveiras’. Temos uma identidade própria e foi isso que procurámos: criar uma marca”. Para tanto, contribuiu um conjunto de eventos que dão visibilidade ao concelho, às suas paisagens e património, “e que conseguimos com um investimento relativamente pequeno em relação a outros municípios”.

“Balanço positivo” adiantou também o presidente do Clube Automóvel do Centro, Armando Fidalgo, no final do Rali Oliveira do Hospital que, como referiu, decorreu em “condições terríveis, semelhantes às do ano passado, com temperaturas altíssimas que tornaram os pisos bastante duros” para pilotos, máquinas e organização. Pese embora as condições climatéricas adversas “nesta altura só nos podemos sentir felizes porque correu muito bem. A cidade de Oliveira do Hospital está de parabéns, assim como os patrocinadores e a equipa da Câmara Municipal, gente que gosta e se sacrifica muito pelo rali. Há um sem número de pessoas que está por trás de tudo o que é visível e tornam possível este êxito assinalável”, disse o dirigente, sublinhando que a prova foi “presenciada por milhares de pessoas” e teve uma super especial “com um traçado fantástico e características ótimas”.