Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 97
sexta, 17 maio 2013 09:17

Poesia homenageou João Villaret na Biblioteca Municipal

O público encheu o auditório da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital para assistir e participar no Tributo a João Villaret, comemorativo do centenário do nascimento do ator e declamador e promovido em parceria com o Rotary Club e a Universidade Sénior Rotary,.

Vários declamadores deram voz a um conjunto de poemas que ficaram conhecidos pela interpretação deste ator que ganhou fama e se tornou um dos vultos nacionais no plano cultural.

A vereadora da Cultura, Graça Silva, que também declamou um dos poemas, “Passeio de Santo António”, sublinhou com satisfação a adesão dos oliveirenses a mais uma tarde cultural promovida na Biblioteca Municipal. A vereadora dirigiu ainda palavras de agradecimento a todos os intervenientes neste tributo, realçando ainda a estreia concelhia do Grupo de Cantares da Universidade Sénior Rotary de Oliveira do Hospital, que participou no evento.

Para lá da primeira atuação deste Grupo de Cantares, que encantou ao interpretar de forma musicada o poema “Procissão”, o tributo a João Villaret foi enriquecido com uma dissertação sobre a Palavra pelo deputado municipal e autor, Rodrigues Gonçalves. José Manuel Vieira, Lucinda Maria, Eduardo Gonçalves e Álvaro Assunção foram os intervenientes na declamação de poemas, havendo ainda lugar a um momento de participação livre, aberto ao público presente. “Saudade”, “O Menino de sua Mãe”, “Fado Falado” e “Natal” foram alguns dos poemas declamados.

João Villaret foi ator, encenador e declamador de talento excecional, nascido em Lisboa a 10 de maio de 1913, cidade onde viria a falecer em 21 de janeiro de 1961. Cedo se dedicou ao teatro, mas rapidamente ganhou fama como declamador. Ganhou popularidade com o célebre “Fado Falado”, um recitativo sobre melodia de fado onde a letra, em vez de cantada, era declamada. A poesia era uma das suas grandes paixões, especialmente a de Cesário Verde, que muitas vezes declamou.