sexta, 28 dezembro 2012 09:22

Aldeia das Dez festejou 100 anos de iluminação pública

A colocação de iluminação pública em Aldeia das Dez foi um momento marcante na vida da população daquela freguesia. Por esse motivo, o dia 24 de dezembro de 1912 foi uma data inesquecível para aquele aglomerado populacional. Volvidos 100 anos, a população reuniu-se para assinalar a efeméride numa cerimónia simbólica em que foi descerrada uma placa alusiva ao centenário e que perpetua a memória coletiva no Largo Dr. Alfredo Duarte, no centro de Aldeia das Dez. A cerimónia foi uma organização conjunta do Município de Oliveira do Hospital, da Junta de Freguesia de Aldeia das Dez e da recém-criada Al-Deia – Associação de Melhoramentos Aldeense.

A placa, com trabalho de conceção das empresas widea – cultura da organização do espaço (arquitetura) e FBA (design gráfico), perpetua o centenário de uma infraestrutura que marcou a vida das populações serranas e que constituiu uma novidade naqueles tempos, marcados por fortes dificuldades económicas. Tal feito, só foi possível, como recordaram alguns dos atuais habitantes, graças ao esforço de todos os aldeenses, que fizeram com as suas próprias mãos os candeeiros a carboreto que viriam a servir, durante muitos anos, como pontos de luz nos principais pontos da localidade.

A “ideia de progresso” das gentes de Aldeia das Dez foi agora enaltecida por José Reis, Director da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e antigo Secretário de Estado do Ensino Superior, um dos promotores da iniciativa de comemoração do centenário. Também a presidente da Junta de Freguesia de Aldeia das Dez, Sónia Madeira, frisou que a infraestrutura trouxe “auto-estima” a esta aldeia que, nos dias de hoje, abraça novos desafios, ao integrar a Rede de Aldeias do Xisto, ao abrigo da qual se prepara a abertura da rede de percursos pedestres ou a Loja do Xisto, cuja concretização está para breve.

O presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, que não esqueceu a importância de recordar aqueles que são símbolos da memória coletiva, debruçou-se sobre o presente e futuro desta freguesia, sublinhando o investimento que tem sido concretizado em Aldeia das Dez e que já totaliza 1 milhão e 250 mil euros. O autarca quis ainda deixar uma mensagem de esperança para o próximo ano, durante o qual, como garantiu, o executivo continuará a reforçar as medidas direcionadas aos que se encontrem em situação de maior fragilidade.