sexta, 09 fevereiro 2024 12:59

Borrego é rei à mesa em Festival de Gastronomia

O Borrego Serra da Estrela está em destaque em duas dezenas de espaços de restauração de Oliveira do Hospital, no âmbito do Festival de Gastronomia “Borrego à Mesa”, a decorrer nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro.

O Festival de Gastronomia de Borrego Serra da Estrela DOP - “Borrego à Mesa” – é organizado pelo Município Oliveira do Hospital e visa a promoção daquele que é um produto de excelência do concelho e da região da Serra da Estrela.

Tradicionalmente assado em forno de lenha, o borrego é uma das receitas incontornáveis que ocupa destaque na mesa dos Oliveirenses e na Carta Gastronómica de Oliveira do Hospital.

Prato disponível na maioria dos espaços de restauração de Oliveira do Hospital durante o ano inteiro, confecionado de variadas formas, o Festival de Gastronomia de Borrego Serra da Estrela DOP pretende, assim, nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro, evocar e colocar no centro das atenções e dos paladares aquele que é um dos melhores sabores da região.

Com este evento, e assente no lema da marca “Venha e Descubra Oliveira do Hospital” do Turismo de Oliveira do Hospital, a autarquia pretende captar visitantes que, cativados pelos melhores sabores da gastronomia local de excelência, possam descobrir e fruir da oferta e das potencialidades turísticas do concelho.

Este festival assume-se, igualmente, com um dos motes para despertar a atenção para a Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, a maior festa do queijo de Portugal, que este ano decorre nos dias 23 e 24 de março.

Ao Festival de Gastronomia de Borrego Serra da Estrela – “Borrego à Mesa” aderem 21 espaços de restauração, situados na cidade e nas aldeias e vilas, de norte a sul do concelho de Oliveira do Hospital.

Entre eles, os restaurantes A Cristina, em Aldeia Formosa, Casa dos Grelhados, em Vila Franca da Beira, O Leque, em Ervedal da Beira, o Terreiro, em Lagares da Beira, e o Dinis e O Gouveia, em Lageosa.

Os espaços Olea, no Museu do Azeite, em Bobadela, Brasserie, Casa Portuguesa, Laranja Azul, O Cantinho, Ohlá, Panela de Ferro, Pedro’s e Tasquinha dos Marques, em Oliveira do Hospital também aderem ao Festival de Gastronomia que evoca o Borrego.
Seguindo o percurso para sul do concelho, os espaço aderentes são o L’Artista, em Catraia de São Paio, Paraíso da Beira, em Chamusca da Beira, Albergaria do Choupal, em São Gião, Olhar Sobre o Alva, em São Sebastião da Feira, Vinha do Vale, em Santo António do Alva e o restaurante João Brandão, do Hotel Rural Quinta da Geia, em Aldeia das Dez.

O Festival de Gastronomia de Borrego Serra da Estrela DOP - “Borrego à Mesa” tem os apoios da ANCOSE - Associação Nacional Criadores Ovinos Serra da Estrela e da Estrela COOP - Cooperativa de Produtores de Queijo Serra da Estrela, CRL.

Como forma de despertar a atenção para este evento, o Município de Oliveira do Hospital promove no dia 10 de fevereiro, entre as 10h00 e as 12h00, no Mercado Municipal de Oliveira do Hospital, um showcooking dinamizado pelo Restaurante Pedro’s, com a apresentação de Borrego Assado acompanhado de batata dourada.

Este showcooking é inserido no Mercado Da Nossa Terra - mostra de produtos locais de qualidade, biológicos, agrícolas e tradicionais de Oliveira do Hospital – que este sábado, enquadrado na época do Carnaval, tem animação musical com o grupo Sons da Serra e uma exposição de “Máscaras do Mundo”.