quinta, 14 dezembro 2023 14:19

Projeto de compostagem "Recolha BiOH" com candidaturas até final de dezembro

Compostores do Município de Oliveira do Hospital no Parque dos Marmelos Compostores do Município de Oliveira do Hospital no Parque dos Marmelos

O Município de Oliveira do Hospital tem a decorrer até ao final do ano, a receção da 1ª fase de candidaturas ao projeto RecolhaBiOH, que contempla a distribuição gratuita de compostores domésticos aos cidadãos residentes no concelho.

O RecolhaBiOH é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, o qual contempla a distribuição de compostores domésticos aos munícipes e de contentores para a deposição de resíduos verdes às Juntas e Uniões de Freguesias.

Financiado pelo Fundo Ambiental a cem por cento, este projeto, que conta também com a parceria da Quercus, dá continuidade ao trabalho que o Município de Oliveira do Hospital tem desenvolvido no âmbito da sustentabilidade e da promoção e valorização dos biorresíduos, ao mesmo tempo que incentiva e contribui para a mudança de hábitos e estimula comportamentos mais sustentáveis.

Os compostores domésticos serão disponibilizados pelo Município de Oliveira do Hospital, de forma gratuita, aos Munícipes que disponham de condições físicas como logradouro, jardim, quintal, e mediante inscrição no site Ambienteoh.

Os candidatos admitidos, no ato da receção dos compostores, beneficiarão ainda de uma ação de formação gratuita, em contexto teórico e prático.

Segundo Nuno Oliveira, vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital e responsável pelo pelouro do Ambiente e Sustentabilidade, “os Oliveirenses, ao aderirem a este projeto, estão a contribuir para a redução da quantidade de desperdício depositado em contentores de resíduos sólidos urbanos.”

“Isto traduzirá, também, uma diminuição do lixo encaminhado para aterro como a consequente menorização da despesa em termos do que tem sido o investimento económico significativo da autarquia nesta área”, acrescenta Nuno Oliveira.

Ao mesmo tempo, destaca ao vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital, que, ao compostar, “cada Munícipe estará a produzir um fertilizante natural de excelente qualidade e consequentemente a valorizar os biorresíduos com a reintrodução da sua matéria orgânica no solo”.

De igual modo, os Oliveirenses “estão a contribuir para uma melhor preservação e qualidade de vida ambiental. Isto dependerá também sempre de um verdadeiro sentido de responsabilidade e de levar à prática ações diárias mais sustentáveis por parte de todos nós”.

No âmbito do Projeto RecolhaBiOH, o Município de Oliveira do Hospital vai igualmente distribuir contentores pelas Juntas e Uniões de Freguesias, para que estas os possam colocar à disposição da população em geral, num serviço de proximidade, para serem depositados os resíduos verdes, decorrentes de processos de jardinagem e de podas que, posteriormente, terão o seu reencaminhamento devido.

É neste contexto de política ambiental levada a efeito que o Município de Oliveira do Hospital tem promovido projetos que visam contribuir para a valorização do meio ambiente e para a promoção de uma sustentabilidade mais racional e eficiente na utilização dos recursos, traduzindo-se, na prática, em modelos de conduta, também eles, mais sustentáveis.

A promoção de medidas que vão ao encontro daquelas que são as obrigações de todos nós em termos do cumprimento dos objetivos do “Desenvolvimento Sustentável 2030”, designadamente com a continuidade da implementação de um conjunto de políticas direcionadas em termos específicos para uma cada vez melhor interiorização das boas práticas ambientais por parte de todos será sempre um desígnio do Município de Oliveira do Hospital.

As mesmas traduzem-se, também elas, “na aposta numa melhor educação para um desenvolvimento mais sustentável, procurando dotar os cidadãos de maiores competências ambientais. E só com uma cidadania participativa, apelando à responsabilização de todos, é que poderemos salvaguardar o futuro das nossas gerações”, acrescenta Nuno Oliveira.