quinta, 16 novembro 2023 11:04

Presidente da Câmara reforça relação de cooperação com Município do Sal

O presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, recebeu, na terça-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal, elementos do executivo autárquico da cidade do Sal, na Ilha do Sal, Cabo Verde, no âmbito das comemorações do aniversário da escola profissional Eptoliva.

No encontro de cortesia, que decorreu no âmbito do 32. º aniversário da Eptoliva – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, José Francisco Rolo reiterou as boas relações estabelecidas entre os municípios de Oliveira do Hospital e do Sal e a relação de cooperação existente entre ambos.

Numa altura em que Oliveira do Hospital se prepara para, em breve, acolher mais de três dezenas de alunos cabo-verdianos, perante a comitiva do Município do Sal, liderada pela vereadora da Educação daquela autarquia, Maria João Brito, José Francisco Rolo salientou “a parceria com vista à cooperação para o desenvolvimento”, estabelecida entre “dois territórios parceiros”.

Uma expressão que, salienta, “não é em vão”. É uma expressão “que se materializa em atos concretos e neste aspeto fantástico que é integrar pessoas, neste caso, jovens, que procuram qualificação e que, depois, podem regressar a Cabo Verde e levar saber e conhecimento”.

Num contexto de cooperação para o desenvolvimento através da área da educação, o presidente do Município acrescentou “o gosto” que é para Oliveira do Hospital “contribuir de forma determinante” para a formação e para a qualificação” de pessoas que vão “ajudar a crescer os territórios de origem” e que vão “provocar mudança positiva e estimular a transformação” desses territórios.

No seguimento, José Francisco Rolo apontou que “tudo isto só é possível, porque a Eptoliva é uma escola que sabe ouvir a comunidade, que abraça novos desafios, que se tem atualizado e inovado e que se abriu à cooperação”, neste caso com África.

No encontro entre as câmaras municipais de Oliveira do Hospital e do Sal estiveram igualmente presentes a vereadora da Educação do Município de Oliveira do Hospital, Graça Brito, o presidente da Adeptoliva, Daniel Dinis e Costa, o vereador da Câmara Municipal de Tábua, David Pinto, cujo município tem geminação com a cidade do Sal, o secretário da Assembleia Municipal do Sal e professores de estabelecimentos locais.

Assinalando a data dos 32 anos da Eptoliva - Escola profissional de Oliveira do Hospital, Arganil e Tábua, José Francisco Rolo destacou “o percurso assinalável” que este estabelecimento de ensino tem percorrido, “já afirmado e com reconhecimento dos seus pares, a nível nacional”.

“Celebramos também aqui uma escola que chegou a um patamar de excelência, pelas dinâmicas de ensino e pela inovação. Uma escola que tem uma direção com visão estratégia e clara, que tem percorrido e materializado essa estratégia no caminho percorrido e na qualidade do ensino.”

Tudo isto é, para o presidente da Câmara Municipal, “visível nos resultados gerados” pela Eptoliva junto da comunidade “e no reconhecimento que tem tido junto de quem mede a eficácia e a qualidade do ensino”.

“Celebrar a Eptoliva é também celebrar uma escola ao serviço do território de Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua e de toda a região de Coimbra”, frisou José Francisco Rolo.