segunda, 13 novembro 2023 16:17

"Felicidade & Trabalho" promove capacitação turística

O presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, participou, no dia 7 de novembro, numa conversa informal no âmbito da formação “Felicidade & Trabalho – Estratégias a implementar”, promovida pela Câmara Municipal.

“Escolhe um trabalho de que gostes e não terás de trabalhar um único dia na tua vida.” Será mesmo assim?! Foi esta questão imposta à célebre frase de Confúcio que marcou o início do encontro que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal.

A formação “Felicidade & Trabalho – Estratégias a Implementar”, a primeira ação do Programa de Capacitação Turística de Oliveira do Hospital criado pela autarquia, com o apoio da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e do Turismo do Centro, teve, igualmente, a participação da vereadora com o pelouro do Turismo, Graça Brito.

O encontro contou com a presença de mais de três dezenas de formandos, entre funcionários do Município de Oliveira do Hospital, profissionais da área do Turismo de Oliveira do Hospital e colaboradores de IPSS do concelho.

Para o presidente da Câmara Municipal, o tema atual da felicidade no trabalho e a implementação de estratégias para a promoção de organizações felizes “assume-se como um aspeto diferenciador nos organismos de maior sucesso”, na medida em que “já está comprovada a ligação direta entre colaboradores felizes e resultados positivos”.

“Estes resultados são visíveis no trabalho de equipa, na produtividade e na criatividade dos colaboradores, bem como no envolvimento destes com a organização”, acrescenta José Francisco Rolo.

Por outro lado, acrescenta, implementar estratégias de promoção de bem-estar no trabalho “é também promover uma melhor gestão emocional perante os bons, ou os maus, resultados que possam surgir”, em determinados momentos do percurso profissional de cada colaborador.

Também a “autonomia” conferida aos colaboradores, enquanto “voto de confiança” no trabalho em desenvolvimento é, para a vereadora Graça Brito, “geradora e potenciadora” de ambientes de trabalho felizes.

A formação “Felicidade & Trabalho – Estratégias a Implementar” tem como objetivo capacitar os participantes para medir a felicidade no trabalho e dotar os mesmo de estratégias para promoção de felicidade nas organizações.

O Programa de Capacitação Turística de Oliveira do Hospital é uma medida implementada pela autarquia e visa apoiar e dotar, de forma mais próxima, empreendedores e colaboradores do setor do turismo na “arte da hospitalidade”, através do desenvolvimento de conteúdos formativos de participação gratuita.

De igual modo, pretende fazer face às necessidades locais aplicáveis à diversidade das empresas do setor e assumir-se como um instrumento de captação de talento, através da qualificação de pessoas de outros setores e/ou pessoas em regime de desemprego que pretendam ingressar na área e contribuir para alavancar o Turismo de Oliveira do Hospital.

A implementação do Programa de Capacitação Turística de Oliveira do Hospital decorre até julho de 2024 com ações de formação gratuitas, ministradas por profissionais da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e do Turismo do Centro.

“Enogastronomia – Harmonizações Perfeitas” é o tema da próxima formação, a decorrer nos dias 21 e 23, no Museu do Azeite, em Bobadela, e no dia 27 de novembro na Quinta dos Lobos, em Gramaços. Das 15h30 às 18h30 nos três dias.

O encontro é de participação gratuita, mediante inscrição obrigatória através da plataforma Academia Digital do Turismo de Portugal, aqui.

Mais informações sobre o Programa de Capacitação Turística - Turismo + Próximo ou dúvidas com a inscrição na plataforma Academia Digital do Turismo de Portugal, através do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., do telefone 238 605 250, ou presencialmente no Posto de Turismo de Oliveira do Hospital, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital.