quinta, 20 julho 2023 08:55

Formações capacitaram profissionais da restauração e hotelaria do concelho

O Município de Oliveira do Hospital promoveu, nos últimos dois meses, um conjunto de formações gratuitas destinadas a profissionais das áreas da Hotelaria e da Restauração, no âmbito de um protocolo entre o Município e o Turismo de Portugal. Orientadas por formadores da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, as formações estavam inseridas no plano formativo do “Programa Formação + Próxima” do Turismo de Portugal.

No total, as quatro formações permitiram a qualificação e capacitação dum total de 120 participantes entre proprietários e funcionários do setor do turismo, nas áreas da hotelaria e da restauração, bem como alguns participantes individuais com interesse nas diferentes áreas formativas, sendo que uma delas contou com a participação da turma de Turismo da Eptoliva.

Este ciclo formativo encerrou com “Cozinha Tradicional – Empratamentos Criativos” que tinha como objetivo dotar os formandos de mais e melhores conhecimentos em cozinha tradicional, através da valorização dos produtos locais. Nas aulas, que decorreram na Cozinha Pedagógica do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, e sob orientação do formador Jorge Fernandes foram abordadas técnicas de recriação de pratos tradicionais, com uso de diferentes técnicas e produtos. O reconhecimento e a importância da conjugação de sabores e texturas foi outra das temáticas, a par com a valorização do empratamento, e que pôs os participantes à volta de novas apresentações para o “Caldo verde” e  o “Filete de sardinha sobre tosta de broa”, “A tibornada, o bacalhau e couve galega” e o “Leite creme citronela, morangos e mirtilos” na primeira aula dedicada à “Interpretação Santos Populares”. A segunda sessão foi dedicada à “Tradição” colocando os formandos a braços com a “Sopa dos arguinas: ontem e hoje”, o “Ensopado de borrego sobre tosta de pão” e a “Tigelada e a vanguarda”. A formação culminou dedicada aos “Costumes e a modernidade” com novas interpretações da “Sopa serrana” do “Arroz de suã com nabiças e rebentos” e por fim o “Pão de ló, queijo de ovelha curado e doce de abóbora”.

Entre 2 de maio e 10 de julho, ao abrigo do protocolo “Formação + Próxima” foram desenvolvidas formações dedicadas ao temas “Espumantes da Bairrada”; “Qualidade do Serviço de Andares”; “Gestão de Reclamações e Cozinha Tradicional” e por fim “Cozinha Tradicional – Empratamentos Criativos”. As formações decorreram nos seguintes locais: Casa Museu D. Maria Emília Vasconcelos Cabral, Flag Hotel Convento do Desagravo; Espaço Multiusos do Parque dos Marmelos e Cozinha Pedagógica do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, dando oportunidade aos formandos de conhecer os diferentes espaços existentes no concelho.

A vereadora com o pelouro do Turismo, Graça Brito, que acompanhou o desenrolar das iniciativas sublinha a importância destas ações num concelho que “quer continuar a evoluir, a crescer e a ter mais e melhor oferta para quem é de cá e para quem nos visita” e também para “contribuir para a fidelização de clientes”.

“Estamos atentos à evolução dos tempos e sabemos que, quer o turista como o cliente habitual estão mais exigentes”, referiu a autarca, acrescentando que para o Município estas formações têm o objetivo comum de que “todos imbuídos no mesmo espírito, possamos servir melhor quem vem conhecer, quem vem comer e quem vem dormir” a Oliveira do Hospital, e por isso está também em fase de preparação um novo conjunto de formações no âmbito do protocolo atrás referido.

Consulte nas redes sociais mais fotografias sobre a última formação.