segunda, 19 junho 2023 14:55

Oliveira do Hospital assinala Dia Municipal para a Igualdade

No dia 21 de junho (quarta-feira), o Município de Oliveira do Hospital, através da equipa Igualdade Local: Cidadania Responsável, assinala o Dia Municipal para a Igualdade e apresenta em, sessão pública, o III Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação (PMIND) de Oliveira do Hospital.

Na cerimónia, que decorrerá a partir das 15H00 no salão nobre dos Paços do Município, a autarquia faz também o lançamento público do Prémio Municipal “Igualdade Local, Cidadania Responsável” através do qual pretende galardoar, sublinhar, valorizar e disseminar boas práticas e o papel de pessoas, a título individual ou institucional, que de forma marcante contribuam para a promoção e implementação de práticas de cidadania e não discriminação em geral, em respeito pelos Direitos Humanos, dando particular ênfase à promoção da igualdade de participação de mulheres e homens nos territórios e contextos da área municipal.

Esta conferência de apresentação é promovida no âmbito do iniciativa “Junho: Mês da Igualdade em Oliveira do Hospital” que se encontra a decorrer e que, uma vez mais, coloca a igualdade entre mulheres e homens no centro da agenda pública de Oliveira do Hospital bem como da região. Recorde-se que a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital promove, desde 2010, iniciativas que convidam os munícipes a refletir e envolver-se ativamente na prossecução de políticas de desenvolvimento local para a promoção da igualdade de género como forma de combate à discriminação. Instituiu por isso, a data de 21 de junho, dia do solstício de verão, como o Dia Municipal para a Igualdade em Oliveira do Hospital.

Este ano, para além da cerimónia pública de apresentação do III Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação 2023-2026, desenvolvido ao abrigo de uma candidatura ao Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego (POISE) - Região de Coimbra, Com Igualdade, e do Prémio Municipal “Igualdade Local, Cidadania Responsável”, o programa  da iniciativa “Junho: Mês da Igualdade em Oliveira do Hospital” assenta sobretudo em campanhas e ações de sensibilização, debates, clube de leitura, formação, iniciativas desportivas e exposições, abertas à participação pública.

Já foram dinamizadas várias ações de formação e capacitação no âmbito da temática e encontram-se a decorrer, até ao final do mês, as exposições fotográficas e multimédia dedicadas a Natália Correia e outra sobre o tema “O reflexo da tua Voz numa Imagem”, que podem ser visitadas nas Bibliotecas Municipais de Oliveira do Hospital e de Lagares da Beira.

No dia 22 de junho, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital acolhe, com início às 18H, o Clube de Leitura em Voz Alta, dedicado à escritora e poetisa portuguesa, Natália Correia, que foi uma voz interventiva ao nível da cultura e do património, e na defesa dos direitos humanos e dos direitos das mulheres. Ao início da noite, às 21H, o programa desportivo “mOHve-te verão 2023” associa-se às comemorações e será promovida uma Caminhada pela Igualdade.

A encerrar a iniciativa “Junho: Mês da Igualdade em Oliveira do Hospital”, no dia 29 de junho acontece a interativa sessão “À Conversa Com” dedicada à apresentação do projeto e livro Queijeiras “As Guardiãs da Montanha” da ADIRAM - Associação de Desenvolvimento da Rede de Aldeias de Montanha.

O Município de Oliveira do Hospital desenvolve, anualmente, ações de valorização da Igualdade enquanto valor essencial, que envolvem diferentes parceiros e a sociedade civil de todas as idades e foi reconhecido, por duas vezes consecutivas, como um dos melhores locais para viver em igualdade pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) através da atribuição do “Prémio Viver em Igualdade” Biénio 2020-2021 e Biénio 2022-2023.

Consulte o programa (imagem abaixo).