quarta, 14 junho 2023 14:52

Marchas Populares de Oliveira do Hospital brilham no próximo sábado no Parque do Mandanelho

As Marchas Populares de Oliveira do Hospital foram apresentadas em conferência de imprensa As Marchas Populares de Oliveira do Hospital foram apresentadas em conferência de imprensa

O Município de Oliveira do Hospital dinamiza mais uma edição das Marchas Populares que trará muita animação e cor ao Parque do Mandanelho no próximo sábado, dia 17 de junho. A partir das 21H00 terá início um dos espetáculos mais aguardados pelos milhares de pessoas que todos os anos acorrem ao parque da cidade para assistir ao desfile e atuação das dez marchas participantes.

A edição deste ano conta com a participação de dez marchas populares – três infantis, seis seniores provenientes de várias localidades do concelho e uma convidada – com a promessa de transformar a noite de sábado num serão de cor, alegria e tradição.

Caberá aos mais novos iniciar o espetáculo das Marchas Populares do Município de Oliveira do Hospital com a presença de três instituições: Centro Social e Paroquial do Seixo da Beira, Fundação Aurélio Amaro Dinis e Obra D. Josefina da Fonseca que irão trazer as suas crianças para marchar e encantar o público.

Seguir-se-ão as seis marchas seniores que vão pisar o palco daquele pulmão verde da cidade com a elevada qualidade que já é característica do evento. Participam este ano: marcha da Arcial; a estreante Marcha da Freguesia de Seixo da Beira; Marcha da Freguesia de Meruge; Marcha da Associação Cultural e Recreativa de Lagares da Beira; Epto Marcha (Eptoliva); e Marcha do Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira. Cabe à convidada Marcha de Alfama que regressa, por mais um ano a Oliveira do Hospital, encerrar este espetáculo popular.

O evento foi apresentado, esta terça-feira (13 de junho), durante uma conferência de imprensa pela vereadora da Cultura, Graça Brito, com a presença dos representantes das marchas envolvidas, que deram conta do trabalho desenvolvido resultante do esforço e envolvimento das comunidades para que, no próximo sábado, cada uma das marcha brilhe e arranque fortes aplausos do público.

“As Marchas Populares de Oliveira do Hospital têm um pendor muito forte ao nível do associativismo, com várias instituições a colaborar, com grande vontade, para uma grande noite de luz, cor, magia e animação. Fazem de tudo para apresentar o seu melhor trabalho, que começou logo em Janeiro”, destaca a vereadora da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

“Para além de toda esta riqueza do concelho, teremos como marcha convidada, a Marcha de Alfama, que volta a marcar presença no evento. Mais uma vez, estará connosco para mostrar o que de melhor fez este ano”, refere destacando também a participação das marchas infantis que envolvem “marchantes com idades muito tenras, desde os quatro ou cinco anos até aos 12 ou 13 anos”.

Após meses de trabalho afincado e que envolve “seguramente mais de mil pessoas envolvidas, entre elementos das marchas, músicos e a logística do município. Em média são 80 a 100 pessoas envolvidas por marcha”, está tudo a postos para um grande espetáculo no próximo sábado, numa noite muito acarinhada pelo público que acorre ao Parque do Mandanelho.