terça, 02 maio 2023 16:00

Campanha de sensibilização contra maus-tratos na infância termina com formação de laço humano gigante

Meio milhar de pessoas, maioritariamente crianças e jovens alunos das escolas de Oliveira do Hospital, juntaram-se, no dia 28 de maio, no Largo Ribeiro do Amaral, para a formação de um laço azul humano, no âmbito da Campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”.

A iniciativa juntou alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Fundação Aurélio Amaro Dinis, Obra D. Josefina da Fonseca e da Eptoliva e foi o culminar de mais de uma centena de ações que decorreram em abril e que pretenderam consciencializar para a necessidade dos cuidados a crianças e jovens.

Para o presidente da CPCJ de Oliveira do Hospital e vereador da Câmara Municipal, Nuno Ribeiro, “é importante sensibilizar a sociedade” para a necessidade de prevenir os maus-tratos na infância.

“Também pretendemos que as crianças levem esta mensagem para casa. Sendo, também, importante transmitir segurança às crianças, para que percebam que quando algo não está bem, que têm sempre alguém a quem pedir ajuda”.

Ao longo de todo o mês de abril, a CPCJ - Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Oliveira do Hospital e o Município de Oliveira do Hospital desenvolveram juntos uma Campanha Municipal que teve o envolvimento de toda a comunidade Oliveirense.

Assente no lema da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, “Serei o que me Deres… Que seja Amor!”, cujo símbolo é um laço azul, o propósito desta Campanha Municipal, sublinhou Nuno Ribeiro, foi o de “despertar as consciências” e “alertar e sensibilizar a comunidade para a necessidade de prevenir os maus-tratos” na infância.

“A CPCJ de Oliveira do Hospital tem sido incansável na procura de acautelar os direitos das nossas crianças. Como tal, nunca poderia ficar de fora desta ação. Trabalhamos para o bem-estar das crianças e dos jovens, mas também trabalhamos para todas as pessoas. Só fazia sentido uma campanha que chegasse diretamente a toda a gente”, reforçou.

“É importante sensibilizar e capacitar a sociedade para esta problemática. Tal só seria possível envolvendo toda a comunidade”, referiu Nuno Ribeiro, adiantando que foram mais de uma centena as atividades que decorreram em Oliveira do Hospital no âmbito da Campanha Laço Azul.

“Sentimos que chegámos junto das pessoas, dos mais novos aos mais velhos, e que se gerou conversa em torno deste assunto. Vamos continuar a desenvolver um trabalho diário, incansável. Contamos com toda a gente para nos ajudarem a fazer este trabalho na procura de acautelar os direitos das nossas crianças e jovens.”

Até ao final de abril de 2023, a CPCJ de Oliveira do Hospital contabilizava perto de sete dezenas de processos ativos. “Uma preocupação”, segundo o presidente da Comissão de Oliveira do Hospital, uma vez que “a maioria destes casos dizem respeito a situações de violência doméstica e de negligência”.

Em contexto de violência doméstica, as situações acompanhadas dizem respeito “a ofensas físicas e a exposição à violência”. Nos casos de negligência, dizem respeito “a comportamentos que comprometem o bem-estar” das crianças e dos jovens.

Em Oliveira do Hospital, as principais entidades sinalizadoras e que espoletam a intervenção da CPCJ são a GNR e as escolas.

“O número de sinalizações por via de denuncia anónima tem vindo também a aumentar. Significado de que a comunidade está atenta e desperta” e que “já consegue identificar quando há uma criança em perigo e que é pertinente denunciar a situação”.

Este ano, a Campanha Municipal do Laço Azul promovida pela CPCJ e pelo Munícpio de Oliveira do Hospital estendeu-se a todo o concelho. A freguesias foram convidadas a aderir à iniciativa, com a colocação de Laços Azuis de grandes dimensões em locais emblemáticos e de destaque das aldeias e das vilas do concelho.

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, congratula “esta união de esforços desenvolvida em conjunto para despertar consciências”.

No caminho percorrido em parceria com a CPCJ de Oliveira do Hospital, e no âmbito desta temática, José Francisco Rolo refere que no seguimento das campanhas desenvolvidas anteriormente, “digitais, de rua, nos media, nas redes sociais e nas escolas, este ano quisemos uma iniciativa com mais impacto junto da população e, para isso, contámos com a colaboração das juntas de freguesia”.

Paralelamente, decorreram atividades lúdicas, pedagógicas e desportivas, com o apoio das escolas, dos clubes e da comunidade associativa, “que geraram valor e proliferaram nas redes sociais”.

A CPCJ de Oliveira do Hospital e o Município de Oliveira do Hospital saúdam e agradecem a colaboração e o empenho de todos os envolvidos na Campanha Municipal do Laço Azul.

Terminado “Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”, Nuno Ribeiro reforça a necessidade de dar continuidade ao tema, fazendo da prevenção dos maus-tratos na infância um assunto recorrente.

“Devemos estar atentos todo o ano. Todos contamos. Contamos com todos!”.