quarta, 19 abril 2023 18:42

Telefilme “Serpentina” projeta a marca de Oliveira do Hospital

Casa cheia no Centro Comunitário de Lagares da Beira para assistir à antestreia do filme Serpentina, de Laura Seixas, adaptado da obra de Mário Zambujal pelos argumentistas Rui Vilhena, João Duarte-Silva e Vinicius Dias. É um dos telefilmes produzidos pela Ukbar Filmes para a RTP no âmbito do projeto “Contado por Mulheres” - que convidou dez mulheres realizadoras, de várias gerações, para filmar grandes contos ou novelas de autores portugueses do século XX em 10 espaços cenários para esta série de telefilmes.

“Serpentina” foi filmado em vários locais do concelho de Oliveira do Hospital, sendo que grande parte da ação decorreu em Lagares da Beira, vila anfitriã desta primeira exibição que antecedeu a estreia na RTP 1 prevista para 3 de maio, em horário nobre.

Na noite de 17 de abril, neste encontro com os oliveirenses marcaram presença a realizadora Laura Seixas, acompanhada pelo supervisor de guião, Rui Vilhena, e o guionista/argumentista, Vinicius Dias – que durante o dia participaram em breves ações de promoção no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e na Eptoliva - ; Pandora da Cunha Telles, da Ukbar Filmes; e Sónia Balacó; Salvador Nery, Francisco Froes, e Jorge Corrula alguns dos atores do elenco do telefilme.

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, sublinha que a realização deste filme em Oliveira do Hospital, que resultou de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal e a Ukbar Filmes, constitui um poderoso instrumento de comunicação e projeção da marca de Oliveira do Hospital e das potencialidades do nosso território.

No exibição em primeira mão deste filme – onde marcaram também presença a Diretora Regional da Cultura do Centro, Susana Menezes e o presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado – o autarca considerou “tivemos aqui uma grande festa do cinema português”.

“Quando criamos oportunidades e somamos parceiros há disponibilidade para, a partir de territórios como Oliveira do Hospital, podermos rodar filmes, divulgar o território e alimentar a nova cinematografia portuguesa”, explicava no final da sessão José Francisco Rolo, acrescentando que “Serpentina” é um filme “bem conseguido” e enquanto “instrumento de comunicação de marketing territorial é claramente uma aposta ganha para Oliveira do Hospital”.

O Presidente da Câmara Municipal recordou ainda que a filmagem das imagens aconteceu em várias paisagens e em vários locais de Oliveira do Hospital – como as Ruínas Romanas da Bobadela, a cidade de Oliveira do Hospital, o vale do rio Seia, a Anta da Arcainha e a vila de Lagares da Beira – “localizações que divulgam e promovem o território e alimentam este interessante filme”.

Ainda sobre o filme, acrescenta “é divertido, um bom produto em termos cinematográficos e um ótimo instrumento de comunicação do território de Oliveira do Hospital que aposta claramente na divulgação daquelas que são as suas potencialidades”.

O telefilme conta-nos a história de um guionista, Bruno Alvim, que está obcecado pela ideia de encontrar a “beleza sublime”, sendo incapaz de concluir o guião do seu primeiro filme. Quando a paciência do investigador se esgota e tudo parece perdido, surge um novo interessado em financiar o filme. Mas o dinheiro que este traz está longe de ser limpo e Bruno acaba envolvido numa perigosa história de crime.

Do elenco fazem parte Salvador Nery, Sónia Balacó, Laura Frederico, Joana Pais de Brito, Jorge Corrula, Sisley Dias, André Nunes, Francisco Froes, Eduardo Madeira, Teresa Faria, Luís Lucas. Atores presentes no evento e a realizadora acabariam por destacar que a beleza sublime que o protagonista procurava está “nas gentes de Oliveira do Hospital”, e sublinharam o acolhimento que encontraram no nosso concelho que não duvidam, será projetado para os quatro cantos do mundo através deste telefilme, “Serpentina”.