quarta, 20 janeiro 2021 16:43

Câmara Municipal dá início às obras de Requalificação do Centro Histórico de Oliveira do Hospital

As obras de Requalificação do Centro Histórico de Oliveira do Hospital vão iniciar-se na próxima segunda-feira, 25 de janeiro.

O Município de Oliveira do Hospital assinou esta terça-feira, dia 19, os autos de consignação da empreitada que, por ser de grande complexidade, obrigou à sua divisão e adjudicação em quatro lotes.

Na sessão, que decorreu no salão nobre dos Paços do Município, foram assinados os autos relativos aos Lotes B e C com a empresa Amadeu Gonçalves Cura & Filhos, Lda. e com valor de adjudicação (com IVA) de 604 148,99 euros e de 603 796,86 euros, respetivamente; e ao lote D com a empresa Manteivias Engenharia e Construção S, A. adjudicado por 635 949,04 euros.

As obras destes três lotes apresentam um prazo de execução de 365 dias, e é de referir que por compreender intervenções mais complexas, o lote A será a última fase da obra a iniciar.

Outrora o coração habitacional da cidade, com as intervenções previstas no “Programa para a reabilitação/qualificação do Núcleo Histórico de Oliveira do Hospital”, a Câmara Municipal pretende reabilitar e vivificar o núcleo histórico e reforçar o papel que representa na cidade.

Um programa que assenta em três componentes articuladas entre si: reforço da visibilidade e centralidade do Núcleo Histórico, melhorando a sua articulação com a envolvente; qualificação da globalidade do espaço público; e adoção de estratégia e de plano de ação para a reabilitação e efetivo uso dos edifícios.

Como sublinha o presidente da autarquia, José Carlos Alexandrino, o executivo a que preside tem um visão diferente para a valorização da cidade, e por isso as obras na zona histórica vão conferir um novo figurino a toda a parte antiga da cidade, quer através da qualificação das infraestruturas e do espaço público quer através da reabilitação dos edifícios.

“Esta obra era um dos maiores anseios dos Oliveirenses. A cidade de Oliveira do Hospital jamais será igual ao que era”, sublinha o autarca, satisfeito após assinar os autos de consignação que possibilitam agora o arranque das obras.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital tem vindo a promover contactos próximos com os diversos agentes desta área da cidade, tendo desafiado os moradores e comerciantes da zona histórica para formarem uma Comissão de Acompanhamento que participe, como interlocutor, no processo relacionado com a referida empreitada de requalificação.

A requalificação da Zona Histórica é uma das grandes obras previstas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) que, em Oliveira do Hospital, tem associado um investimento público superior a cinco milhões de euros e compreende um conjunto de investimentos em diversas freguesias e na regeneração urbana da cidade, alguns dos quais já concluídos.