terça, 03 julho 2012 08:24

Inaugurada requalificação da zona envolvente à ilha do Picoto

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e a Junta de Freguesia de Avô levaram a cabo a cerimónia de inauguração da requalificação da zona envolvente à ilha do Picoto. Trata-se de uma intervenção realizada no âmbito da rede de Aldeias do Xisto/ADXTUR e que beneficiou alguns espaços daquela vila, tornando-a mais atrativa para os visitantes.

“Algumas obras são feitas em parceria mas esta é uma obra da iniciativa e responsabilidade, na totalidade, da Câmara Municipal” afirmou emocionado Aristides Gonçalves, presidente da Junta de Freguesia de Avô, deixando de seguida o agradecimento à Câmara Municipal pelos melhoramentos na vila.

No uso da palavra, o presidente da Câmara Municipal enalteceu o trabalho desenvolvido pelo autarca de avô, “que luta, agora, contra a doença, mas que tem sido um lutador pela sua terra e tem honrado a camisola de Avô, distinguindo-se pelo seu esforço e por servir a sua comunidade”.

José Carlos Alexandrino valorizou também a política de descentralização de competências, que tem seguido desde que preside o município, frisando que tem sido uma aposta ganha que permite aos presidentes de Junta de Freguesia “resolver os problemas das suas comunidades”.

“Honra-me a obra que também fiz em Avô”, referiu o autarca, contabilizando-se um investimento de cerca de 250 mil euros, verba que teve comparticipação do Quadro Comunitário.

O presidente da Câmara Municipal manifestou ainda o compromisso de continuar a “lutar todos os dias, com a Junta de Freguesia”, junto da tutela, pela concretização da obra da nova extensão de saúde de Avô. “Fizemos os protocolos e, hoje, o Governo não honra os compromissos porque até agora não disponibilizou a verba”, referiu, consciente da capital importância desta infraestrutura para a população residente naquela zona do concelho. Deu ainda conta das diligências que estão a ser efetuadas para solucionar o problema do abastecimento de água, que compreenderá a construção de um novo reservatório de água, obra negociada com a empresa Águas do Zêzere e Côa.

No mesmo dia, e na terra natal do autor, perante uma plateia repleta de avoenses e de vários autarcas de concelhos vizinhos, foi apresentado o livro “A Vila de Avô, os Concelhos e a História de Portugal” de Rodrigues Gonçalves, uma obra cuja edição contou com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.