segunda, 21 outubro 2019 16:46

Apresentação do livro “Histórias do Fogo”

Na próxima sexta-feira, 25 de outubro, será apresentado o livro “Histórias do Fogo” da autoria de Rita Fernandes Martins.

A sessão terá lugar às 15H30 na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital. No livro “Histórias do Fogo”, com a chancela das Edições Esgotadas, a autora apresenta “relatos de heróis com rosto” ao longo do livro povoado por “experiências de testemunhas do grande incêndio de Outubro de 2017, focadas no que de positivo este evento nos trouxe, nomeadamente a capacidade humana de entrega a algo que nos suplanta.

Os heróis também têm direito a uma voz”. “No dia 15 do Outubro mais quente de que há memória em Portugal, a minha vida mudou. E a de todos à minha volta.

Um incêndio de proporções jamais vistas neste canto do mundo (e no espaço europeu) transfigurou o país e deixou marcas indeléveis na memória coletiva”, diz a autora na página oficial do livro onde pretende “contar o que realmente sucedeu nestas 24 horas e nos dias que as seguiram, o que mudou para todo o sempre na nossa paisagem interior”.

“Para que nenhuma história fique por contar. Para que nada permaneça esquecido. Para que possamos acreditar no futuro. “, acrescenta Rita Fernandes Martins, residente em Barril do Alva, sobre o livro onde há espaço para o trauma e para a esperança, com testemunhos de Oliveira do Hospital, Tábua, Arganil, e Santa Comba Dão.