sexta, 11 maio 2018 13:33

“Primavera Sénior” juntou 450 idosos em Oliveira do Hospital

Esta quinta-feira, 10 de maio, - em que se assinalava o Dia da Espiga – 450 idosos reuniram-se no Parque do Mandanelho, em Oliveira do Hospital, para participarem no “Primavera Sénior – Encontro Concelhio de Idosos”.

Neste quarto ano consecutivo da iniciativa, desta vez realizado na primavera, as diversas IPSS e lares privados do concelho responderam ao desafio lançado pelo Município marcando presença neste convívio, promovido pela Rede Social Concelhia, Município de Oliveira do Hospital e Plataforma de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado (PAASI).

O dia foi preenchido com diferentes atividades, como a celebração da missa, o almoço convívio, e atuações musicais do Grupo de Cantares da Universidade Sénior de Oliveira do Hospital e do Coro Infantil da Fundação Aurélio Amaro Diniz. De realçar ainda a promoção do 1.º Encontro Boccia Sénior, dando seguimento ao programa de “Desporto para Todos”, através do qual a autarquia equipou todas as instituições com um kit da modalidade fomentando a prática de atividade física nas IPSS.

A boa disposição entre os participantes, os momentos de troca de conversas e o reencontro de amigos e até familiares marcaram, uma vez mais, este Encontro Concelhio de Idosos, demonstrando que constitui uma das atividade anuais aguardada com mais expetativa bem como uma excelente oportunidade de confraternização entre as instituições e os idosos.

Exemplo disso são o José Pinto e o José Roque, de Lourosa que confidenciavam que o amigo Álvaro, que embora não frequentando a instituição “quando soube que vínhamos, lá estava de manhã, para vir connosco passar este bom bocado”. Noutro ponto do recinto, aos 84 anos, Maria Antonieta, de Lagares da Beira, mostrava com jovialidade a sua alegria por estar presente.

“Estou a gostar muito. Vou sempre a todo o lado com a instituição e adoro”, afirmava enquanto dançava ao som do Grupo de Cantares.

“O executivo está muito feliz por vos ter aqui a todos, utentes, dirigentes e colaboradores das instituições”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, acrescentando que “este convívio é muito bom para vós e devemos continuar a fazê-lo, neste dia que diz muito às pessoas, a quinta feira da Ascensão”.

Dirigindo-se a todos, deixou ainda um desafio: “fica combinado que para o ano temos de cá estar todos e não pode faltar nenhum de vós”.

Também o representante do Centro Distrital da Segurança Social destacou “o excelente trabalho desenvolvido pelas IPSS de Oliveira do Hospital no apoio aos utentes” e a importância das “instituições da economia social que para além dos serviços que prestam à comunidade são já, na maior parte dos concelhos, um dos maiores empregadores sociais”.

Valorizar e dignificar as pessoas idosas, enquanto cidadãos de pleno direito, bem como incentivar a sua participação em iniciativas que estimulam a sua criatividade e proporcionam momentos de alegria entre as pessoas das várias instituições que operam no território do concelho são os objetivos deste Encontro Sénior, que constitui também um momento para o Município voltar a demonstrar o reconhecimento e a projeção do trabalho realizado pelas IPSS na prestação de cuidados e apoio à terceira idade, assim como no desenvolvimento de meios para a criação de postos de trabalho e fixação de população ativa nas freguesias, num contexto em que a Rede Social de Oliveira do Hospital está apostada na criação de respostas e projetos de inovação social.