terça, 17 abril 2018 09:39

Exposições temáticas assinalam o 25 de Abril de 1974

No âmbito das comemorações da Revolução dos Cravos, o Município de Oliveira do Hospital está a promover diversas exposições temáticas nos diferentes espaços municipais.

Durante o mês de abril podem ser visitadas exposições documentais, de fotografia, artes plásticas, instalações, entre outras, em espaços como os Paços do Município, a Casa da Cultura César Oliveira, o Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, a Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira e ainda nas Bibliotecas Escolares.

Mostras como “40 Anos a festejar Abril”; “O que faz falta. 30 anos sem Zeca Afonso”; “25 de abril na Imprensa Portuguesa” ou “Presidentes da República” são algumas das exposições produzidas pelo Município de Oliveira do Hospital, que constituem o acervo documental próprio, e que podem ser visitadas pelo público nos diferentes espaços mencionados.

Destacamos ainda a exposição “25 de abril de 1974” com fotografias de Alfredo Cunha, textos e legendas de Adelino Gomes, acervo da Fundação Mário Soares, que apresenta o conjunto de fotografias realizadas por Alfredo Cunha no dia da Revolução dos Cravos, e que está patente nos Paços do Município.

“Imagens de grande qualidade estética e documental que se revestem de inequívoco carácter histórico, acompanhadas por legendas de Adelino Gomes e contextualizadas com uma seleção de documentos significativos do Arquivo Mário Soares, que exprimem posições assumidas por diferentes forças políticas e sociais face aos acontecimentos”, como refere a fundação.

Ainda no âmbito do 44.º aniversário do 25 de abril de 1974, o Município de Oliveira do Hospital, através do pelouro da Cultura, vai promover a quarta edição da Exposição Coletiva de Artes Plásticas de Oliveira do Hospital.

Reunindo obras de diferentes sensibilidades – pintura, desenho, escultura, fotografia, instalação, multimédia, entre outras – de diversos artistas plásticos, ficará patente ao público nos Paços do Município de 22 de abril a 30 de maio.

A inauguração acontece pelas 16H00, no salão nobre, no próximo domingo (22 de abril).

A merecer também um olhar do público, a autarquia destaca a exposição “Maus Tratos na Infância” patente na Casa da Cultura César Oliveira, até ao final do mês, no âmbito da campanha nacional “Abril: Mês da Prevenção dos Maus Tratos na infância” a que o Município de Oliveira do Hospital, uma vez mais, se associou visando a sensibilização da população para a problemática.