terça, 30 janeiro 2018 16:36

Bibliotecas levam “Degustação de leituras” aos cafés da cidade

O Município de Oliveira do Hospital vai dinamizar, através das Bibliotecas Públicas Municipais, o novo projeto denominado “Degustação de Leituras” que pretende levar a leitura até aos cafés de Oliveira do Hospital.

O arranque desta iniciativa, que conta com a parceria da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, acontece no próximo dia 1 de fevereiro e terá lugar no Café Portugal.

Mensalmente, sempre na primeira quinta-feira do mês, a iniciativa será promovida num espaço comercial diferente procurando-se, dessa forma, abranger os vários cafés da cidade de Oliveira do Hospital.

No âmbito deste novo projeto, “Degustação de Leituras”, as Bibliotecas Públicas Municipais disponibilizam vários livros que são deixados, durante todo o dia, no café que acolhe a iniciativa.

Ao início da noite, pelas 21H00 é promovida uma tertúlia com a degustação de produtos endógenos que convida à troca de opiniões e de leituras acompanhadas por apontamentos musicais.

A iniciativa é aberta ao público em geral com o objetivo de promover os hábitos de leitura e o livro fora dos espaços da biblioteca, levando-os para locais onde não é tão habitual a sua existência.

É também uma forma de chegar a outros públicos, os frequentadores mais ou menos assíduos dos cafés, uma vez que como os livros estarão nas mesas de café é mais fácil que os folheiem e os leiam.

Os livros deixados nos espaços comerciais são de várias temáticas como forma de promoção de diferentes autores, sem esquecer os autores concelhios.

Constitui também mais uma iniciativa de dinamização e promoção do comércio local. O Município de Oliveira do Hospital, através das Bibliotecas Públicas Municipais, dirige assim o convite ao público em geral para que aceite o convite e participe ativamente nesta iniciativa, e que, mensalmente, acompanhe o seu café com uma “Degustação de Leituras”.