quinta, 16 junho 2016 11:47

Marchas Populares realizam-se sábado em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital está a preparar mais uma edição das Marchas Populares que trará muita cor e animação ao Parque do Mandanelho no próximo sábado, dia 18 de junho. A partir das 20H30 iniciará aquele que é dos espetáculos mais aguardados pelos milhares de pessoas que todos os anos acorrem até ao parque da cidade para assistir ao desfile e atuação das marchas participantes.

Em 2016 participam três marchas infantis e seis seniores provenientes de várias freguesias do concelho que prometem uma noite de cor e alegria, às quais se junta a convidada, a Marcha de Alfama, que recentemente venceu o concurso de marchas na capital.

Como vem sendo hábito, são os mais novos que darão início ao espetáculo noturno. Três instituições aceitaram o desafio da Câmara Municipal – Obra D. Josefina da Fonseca; Centro Social e Paroquial do Seixo da Beira e Fundação Aurélio Amaro Dinis – e vão trazer as suas crianças para marchar e encantar o público.

Seguir-se-ão as sete marchas seniores que prometem atuações também de elevada qualidade e capazes de surpreender o público, como vem sendo hábito. Participam este ano: marcha da Arcial; marcha do Poeiro (Lajeosa); a Epto Marcha, da Escola Profissional EPTOLIVA; marcha do Rancho Folclórico de Lagares da Beira; marcha da Junta de Freguesia de Meruge e Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral; marcha da Associação Cultural e Recreativa de Lagares da Beira; marcha da Sociedade de Defesa e Propaganda de Avô.

O espetáculo conta com o envolvimento das quatro filarmónicas do concelho – de S. Gião, de Avô, de Aldeia das Dez e de Ervedal da Beira – que voltam a acompanhar os marchantes. A marcha convidada de Alfama encerrará as Marchas Populares de Oliveira do Hospital.

O evento foi apresentado em conferência de imprensa pelo presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, e pela vereadora da Cultura, Graça Silva, com a presença dos representantes das marchas e filarmónicas envolvidas, que deram conta do trabalho desenvolvido resultante do esforço e envolvimento das comunidades para que no próximo sábado, cada marcha brilhe e seja o centro das atenções.

Para Graça Silva, vereadora da Cultura, estão "reunidas as condições para uma grande noite de marchas populares" e sublinhou a "preocupação das marchas, em ano após ano, melhorarem a sua prestação" e sentirem que "o que interessa aqui é a participação, pois não há prémios".

Também o presidente do Município, José Carlos Alexandrino, não tem dúvidas que, em termos de público, este é o terceiro evento que mais pessoas traz até Oliveira do Hospital. Dando conta que a autarquia "tem investido na organização e feito esforços para melhorar o evento", o presidente do Município adiantou que serão colocadas algumas bancadas que irão proporcionar algumas centenas de lugares sentados para o público. "Esta é uma das noites com importância fundamental e de reconhecimento ao vosso trabalho, desde os marchantes às costureiras, às bandas e todos os envolvidos" afirmou José Carlos Alexandrino, convicto que "vai ser uma grande noite e estão reunidas condições para serem as melhores marchas de sempre".

As Marchas Populares são uma organização da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, que conta com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, que procura promover as tradições populares tendo em conta a importância social e histórica deste evento, já enraizado no seio das comunidades em que se integram as coletividades de cultura e recreio que as organizam, bem como o incentivo aos criadores artísticos para a promoção da região.

No próximo sábado, é esperada uma enchente de público no Parque do Mandanelho, proveniente do concelho e da região, para assistir às Marchas Populares que, entre marchantes, figurantes e músicos, envolvem cerca de um milhar de pessoas.