quarta, 08 junho 2016 14:09

Feira do Livro de Oliveira do Hospital recebeu quatro mil visitantes

Cerca de quatro mil pessoas visitaram a Feira do Livro de Oliveira do Hospital que se realizou entre os dias 28 de maio e 1 de junho no espaço multiusos do Mercado Municipal. Promovida pelo Município de Oliveira do Hospital em parceria com a ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, as Bibliotecas Públicas Municipais, o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) e a EPTOLIVA – Escola Profissional de Tábua e Oliveira do Hospital, e as livrarias/papelarias do concelho e Unidade Pastoral, o certame registou uma grande adesão do público, com mais de meio milhar de visitas diárias, um número largamente ultrapassado nos dois últimos dias.

A vereadora da Cultura, Graça Silva, faz um balanço positivo da feira sublinhando a adesão à iniciativa ao longo dos cinco dias, cuja programação se revelou "do agrado do público". Segundo a responsável, as iniciativas dinamizadas trouxeram público à feira que constitui um momento de promoção das papelarias/livrarias participantes que praticaram descontos nos preços dos livros.

Graça Silva refere ainda que no conjunto, as bancas presentes realizaram um volume de vendas considerável, notando a grande procura pelos livros de autores concelhios, editados com a chancela ou apoio do Município de Oliveira do Hospital.

Como vem sendo marca da Feira do Livro de Oliveira do Hospital, cada um dos cinco dias teve uma programação dedicada a um público específico proporcionando-lhes atividades direcionadas a que se juntaram iniciativas culturais e musicais. Além disso, nas bancas das papelarias/livrarias presentes, os visitantes encontraram uma oferta literária diversificada.

Na edição de 2016 os livros em destaque foram: "O Homem que não tinha idade" de Fernando Correia; "Coimbra, Cidade Universitária da Lusofonia: crónicas de afeto com pessoas dentro" de Hélder da Conceição Rodrigues; "Fracasso e Misericórdia no Matrimónio" do padre António Loureiro; "Assim Rezava o Povo de Terra Chã", da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital; "Roberto das Neves" de Inácio Nuno Pignatelli; e "O Binóculo Misterioso" de Ana Rita Gonçalves, Rita Campos e Sandra Santos, tendo sido alvo de apresentações com a presença dos respetivos autores e ilustradores.

Oficina de jogos de tabuleiro e de origâmi, uma caminhada, concurso de leitura em voz alta, Festival Infantil da Canção das IPSS, dramatização de peça japonesa foram algumas das atividades dinamizadas ao longo dos cinco dias. Destaque também para a dramatização "Era uma vez" realizada pela equipa das Bibliotecas Públicas Municipais, para o encontro de autores concelhios e apresentação de um blogue sobre os mesmos, bem como para a programação especial de comemoração do Dia da Criança que fizeram as delícias dos mais novos.

Dessa forma, nos dois últimos dias, dedicados às crianças do pré-escolar e 1º ciclo, houve insufláveis, pipocas e balões para brincar mas também atividades de caráter desportivo com "Leitores em Movimento" e ambiental, com o projeto "Deixa a tua Marca". No último dia, aconteceu ainda o mercadinho "Feira das Regiões" e uma exposição dos trabalhos desenvolvidos pelo pré-escolar.