segunda, 12 outubro 2015 10:02

Mesa redonda “Luz: eterno farol do conhecimento” celebrou 5 de outubro

Enquadrado no vasto programa do Feriado Municipal e no âmbito das ações do projeto Igualdade Local: Cidadania Responsável, o Município de Oliveira do Hospital desenvolveu no dia 5 de outubro, a mesa redonda/tertúlia subordinada ao tema “Luz: eterno farol do conhecimento”.

Realizado também no espírito das comemorações do 5 de outubro de 1910, da implantação da República, o encontro teve como orador convidado, Manuel Dias da Silva e constituiu um interessante momento de reflexão sobre ciência, religião e simbologia, num ambiente de participação cívica.

Quando decorre o Ano Internacional da Luz, proclamado pela Organização das Nações Unidas, Manuel Dias da Silva, engenheiro eletrotécnico, esteve em Oliveira do Hospital para abordar este tema - “Luz: eterno farol do conhecimento”, abordando dessa forma, a luz como entidade física; como símbolo mítico-religioso; como elemento fundamental dos mitos da criação do mundo e da sua importância na teoria do Big Bang, que é atualmente a mais aceite para explicar a origem e evolução do Universo.

Um tema “interessante e apelativo” como afirmou o vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital pela voz deste “homem dedicado à ciência, à cultura e também aquilo que são as facetas da nossa memória coletiva”, apresentando desta forma, o orador convidado.

Refira-se que Manuel Dias da Silva, que foi também gerente das Livrarias Bertrand em Coimbra, conta com uma vasta obra na área da poesia e monografias e tem uma atividade na área do associativismo e do voluntariado bastante intensa.

José Francisco Rolo, também vereador do pelouro da Solidariedade e Ação Social, saudou a presença da “escola pública” nesta palestra, através de uma turma do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e respetivos professores de Filosofia, bem como a presença de alunos da Universidade Sénior de Oliveira do Hospital, entidade que assinalava neste dia, três anos de atividade.

Como deu conta o responsável, a realização desta tertúlia neste dia visou assinalar este conjunto de efemérides, no âmbito do projeto Igualdade Local: Cidadania Responsável “que promove a igualdade de género em Oliveira do Hospital, essa longa caminhada que é a promoção da igualdade entre homens e mulheres”.

Acrescentou que “Oliveira do Hospital vai continuar a investir e a trilhar o longo caminho da promoção da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, condição de um município inclusivo, moderno e acolhedor”.

Também a vereadora da Educação e Cultura, Graça Silva se congratulou com a presença de todos, e dirigindo-se, em particular, aos jovens alunos fez votos para que “saiam daqui mais esclarecidos e que o tema possa ser trabalhado na sala de aula”.

Associando-se a esta iniciativa, Teresa Serra, Conselheira Municipal para a Igualdade, sublinhou a importância da promoção da igualdade de género, nas suas diversas dimensões, seja no plano familiar, profissional ou social. “Continuamos a lutar para que esta juventude possa assistir a essa mudança”, disse esta professora lembrando de alguma forma a desigualdade a que foi sujeita, ao longo dos tempos, a mulher face ao sexo masculino.

Dirigindo-se, em especial, aos alunos presentes, afirmou “apelava também aos jovens para que se sintam rapazes e raparigas no mesmo patamar de princípios, de valores e educação. Sejam uma geração de que nos possamos orgulhar e sejam amigos uns dos outros, que se protegem e ajudam, e que procuram manter os valores da família, da amizade e da solidariedade”. “Uns e outros, rapazes e raparigas em conjunto”, vincou.