sexta, 02 outubro 2015 18:56

Oliveira do Hospital recebeu galardão “Bandeira ECOXXI 2015 – Municípios Sustentáveis”

A “Bandeira ECOXXI 2015 – Municípios Sustentáveis” foi hasteada esta quinta-feira, 1 de outubro, junto do edifício dos Paços do Município. Este galardão distingue o município oliveirense pelas boas práticas de desenvolvimento sustentável alicerçados em dois pilares: a educação para a sustentabilidade e a qualidade ambiental.

Na simbólica cerimónia pública que decorreu ao início da manhã, com a presença de várias entidades parceiras do Município neste processo, o vereador do Ambiente, José Francisco Rolo deu conta da importância deste reconhecimento por parte da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, entidade promotora.

Um júri constituído por mais de 35 entidades, avaliam os municípios de acordo com 21 indicadores de sustentabilidade local, sobre temas considerados chave: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Participação da Sociedade Civil; Participação das Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água e Ruído; Energia; Resíduos e Mobilidade; Agricultura; Turismo; Ordenamento do Território.

De acordo com o vice-presidente da autarquia, o Município de Oliveira do Hospital obteve maior pontuação nos indicadores: Gestão e Conservação da Floresta; Informação disponível aos munícipes; Qualidade da água para consumo humano; e Práticas na Agricultura e Desenvolvimento Sustentável nas suas várias dimensões.

Com critérios cada vez mais exigentes para a atribuição dos galardões, Oliveira do Hospital ostenta esta bandeira verde que representa também o reconhecimento do consciente trabalho que o Município e a comunidade oliveirense têm desenvolvido na promoção da sustentabilidade e da responsabilidade cívica e ambiental.

José Francisco Rolo dirigiu o agradecimento à “rede de parceiros” que colabora de forma estreita e ativa com a Câmara Municipal, neste “trabalho de desenvolvimento sustentável e de educação para o desenvolvimento sustentável”, nomeadamente as escolas dos vários níveis de ensino existentes no concelho, as Juntas de Freguesia, os operadores turísticos, e a Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios Florestais, “pelo conjunto de ações que planeia e executa” e pelo “dispositivo que todos os anos, ao longo do ano, avança para o terreno e mantém as nossas florestas mais acessíveis e mais protegidas relativamente à eclosão e propagação de incêndios, um trabalho associado às ações de reflorestação envolvendo as escolas e a sociedade civil”.

Também o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, se congratulou pela presença de todos e pelo trabalho desenvolvido. A questão da sustentabilidade “continua a ser preocupação deste município”, garantiu.

“Quisemos dar visibilidade a este galardão com esta simbólica cerimónia para demonstrar que Oliveira do Hospital tem a preocupação de ter conjunto de políticas de sustentabilidade”, disse o presidente da autarquia, dando como exemplo a opção pela “compra de materiais amigos do ambiente” porque “temos de proteger esta grande riqueza que temos”.

Esta é a segunda vez que Oliveira do Hospital conquista esta distinção através do Programa ECOXXI, e que vê elogiadas as boas práticas desenvolvidas no território, premiando igualmente as mudanças de atitude da comunidade em geral.

O Pelouro do Ambiente e da Qualidade de Vida do Município de Oliveira do Hospital