quinta, 24 setembro 2015 00:04

Hortas Solidárias de Oliveira do Hospital estão a ser um sucesso

Em pouco mais de três meses, as transformações na Quinta da Seara são visíveis e já deram frutos. Nas imediações da cidade nasceram as Hortas Solidárias, ao abrigo do projeto “Ideias LeguminOHsas” que tem como parceiros fundadores a Obra D. Josefina da Fonseca e o Município de Oliveira do Hospital, onde os beneficiários têm colhido frutos do seu trabalho agrícola.

Nas dez parcelas de terreno são visíveis o empenho e dedicação dos beneficiários deste projeto iniciado no final de maio, e onde tem nascido de tudo um pouco, tal é a diversidade hortícola.

Nesta semana, as Hortas Solidárias foram visitadas pelo presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, pelo vice-presidente, José Francisco Rolo, e pela vereadora da Educação, Graça Silva; acompanhados pelos elementos da direção da Obra D. Josefina da Fonseca. Os responsáveis tiveram oportunidade de constatar os resultados visíveis deste projeto que promove o cultivo de produtos hortícolas, bem como de contactar com os beneficiários que se encontravam presentes naquele momento.

As Hortas Solidárias de Oliveira do Hospital visam reforçar o apoio social às famílias mais desfavorecidas do concelho; complementar fontes de subsistência alimentar das famílias; desenvolver hábitos alimentares saudáveis; preservar práticas agrícolas com cariz biológico e tradicional.

São ainda objetivos o incentivo à requalificação ambiental de terrenos desocupados e a sensibilização ambiental e social da comunidade, potenciando as parcerias locais através da união de esforços e recursos tendentes ao apoio alimentar aos cidadãos mais desfavorecidos.

Uma oportunidade que foi rapidamente agarrada pelos oliveirenses fazendo deste projeto um sucesso. Nas dez parcelas de terreno, cedidas gratuitamente e devidamente equipadas com infraestruturas de apoio, há agora feijão, couves, alfaces e tomate e cebolas, entre outros produtos de cultivo biológico.

É dali que os beneficiários têm retirado uma importante ajuda para a despensa de casa e para a economia familiar, como destacam. A dedicar-se “pela primeira vez à agricultura”, António Lourenço, que partilha uma parcela de terreno com outra família, frisa, “estamos a ter bons resultados”.

“Tinha algum tempo livre” conta, enquanto prepara as cebolas que acabou de colher para levar para casa, e por isso decidiu abraçar este desafio que “está a correr muito bem”. “Temos aqui um conjunto de pessoas que se ajuda uns aos outros. Além disso beneficia muito no aspeto das despesas que escusamos de ter no supermercado”, diz este novo agricultor enquanto enumera o conjunto de produtos que já colheu na sua pequena horta.

Saber o que se está a comer é outro dos aspetos sublinhados pelos participantes, como José Santos que alerta para o facto de ser “tudo produtos biológicos” sem recurso a curas químicas. Atualmente reformado e sem ter “onde passar o tempo, fiz o pedido. Foi-me concedido, aproveitei e estou a gostar imenso” diz José Santos que voltou a colocar as mãos na terra para colher alimentos para a sua família. “Tivemos uma grande quantidade de feijão, mas tenho também couves, alfaces, brócolos. Muita coisa mesmo”, acrescenta.

A criação das Hortas Solidárias, que faz parte das ações previstas no Plano de Desenvolvimento Social, foi mais um projeto que o Município de Oliveira do Hospital abraçou, no âmbito das iniciativas locais inovadoras para a resolução de problemas sociais.