sexta, 11 setembro 2015 16:17

Centro urbano de Oliveira do Hospital com iluminação pública LED antes do final do ano

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital inicia na segunda-feira, dia 14 de setembro, os trabalhos de substituição de luminárias convencionais por equipamentos provisórios, com vista a que o centro da cidade passe a ser iluminado através de tecnologia LED.

O processo vai ser faseado e, tendo em vista a necessária readaptação dos materiais à tecnologia LED (light-emitting diode), as atuais luminárias vão ser recolhidas e substituídas por outros equipamentos provisórios, que garantirão a iluminação nos arruamentos até que a reconversão seja efetuada. É um processo que fica concluído ainda este ano.

Com esta intervenção, os LED vão ser instalados em 141 luminárias públicas, localizadas no Largo Ribeiro do Amaral, rua do Colégio, rua Dr. António Garcia Vasconcelos, Rua do Ameal, Rua Aurélio Amaro Diniz e rua Dr. Antunes Varela.

A introdução da tecnologia de díodo emissor de luz (LED) no sistema de iluminação pública do centro da cidade, que permite obter reduções estimadas em 70 por cento nos consumos energéticos, resulta de uma candidatura, no montante de 65.027.84 €, que o Município de Oliveira do Hospital (MOH) aprovou este este ano, através do “Programa Operacional Temático Valorização do Território” (POVT).

A aprovação desta candidatura encontra-se alinhada com as orientações do Plano Nacional de Ação para a Eficiência Energética e estratégias da Agenda Regional e a implementação do projeto promove a melhoria da eficiência energética no consumo de eletricidade, com benefícios económicos, ambientais e sociais.