quinta, 10 setembro 2015 11:14

Oliveira do Hospital novamente distinguida com bandeira ECOXXI

O Município de Oliveira do Hospital foi distinguido com o Galardão ECOXXI 2015, implementado pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, que reconhece as boas práticas de desenvolvimento sustentável, evidenciadas na concretização de medidas, ações e políticas de sustentabilidade.

A entrega desta bandeira decorrerá na cerimónia que terá lugar no próximo dia 18 de setembro, em Sesimbra, onde será reconhecido o trabalho desenvolvido pelos 43 municípios do país premiados e serão divulgados os resultados das candidaturas, bem como os municípios que atingiram os melhores índices de sustentabilidade municipal.

Com critérios cada vez mais exigentes para a atribuição dos galardões, Oliveira do Hospital conquista novamente esta distinção no segundo ano em que apresenta a candidatura ao Programa ECOXXI. Já em 2013 tinha sido galardoado e um dos municípios elogiados pelas boas práticas desenvolvidas.

Trata-se do reconhecimento do consciente trabalho que o Município de Oliveira do Hospital e a comunidade oliveirense têm vindo a desenvolver na promoção da sustentabilidade e da responsabilidade cívica e ambiental e que tem sido igualmente distinguido por várias entidades externas, como é o caso da ABAE ou da UMCidades.

Tem sido igualmente despendido um esforço redobrado no desenvolvimento de ações de sensibilização, valorização e proteção ambiental junto, por exemplo, das crianças e jovens, envolvendo as escolas, sempre com o objetivo da melhoria contínua do desempenho do Município de Oliveira do Hospital potenciando, dessa forma, o seu reconhecimento perante várias entidades.

Para o vice-presidente da autarquia e vereador do Pelouro do Ambiente e Qualidade de Vida, José Francisco Rolo, o reconhecimento pertence à comunidade oliveirense. A distinção reconhece “os progressos feitos pela comunidade oliveirense na adoção de práticas de desenvolvimento sustentável.

Por exemplo, a qualidade ambiental tem vindo a melhorar; o envolvimento da comunidade escolar e a crescente responsabilidade social e ambiental das empresas são evidentes, e os cidadãos têm cada vez mais preocupação e agem cada vez mais de forma cuidada”. Reconhecendo que são “sinais de que tem havido mudanças positivas”, José Francisco Rolo acrescenta, “resta-nos continuar a aprofundar a qualidade destas práticas, ao nível do município e de toda a comunidade”.

Este Programa de educação para a sustentabilidade avalia a prestação dos municípios de acordo com 21 indicadores de sustentabilidade local, a saber: Promoção e Educação Ambiental; Educação Ambiental; Implementação do Programa Bandeira Azul; Participação Pública/Agenda 21Local; Informação Disponível aos Munícipes; Emprego; Cooperação com a Sociedade Civil em matéria de Ambiente e Desenvolvimento; Certificação de Sistemas de Gestão; Áreas Classificadas; Conservação da Natureza; Gestão e Conservação da Floresta; Ordenamento do Território e Ambiente Urbano; Qualidade do Ar e Informação Pública; Qualidade da Água para Consumo; Qualidade dos Serviços de Água prestados; Resíduos; Valorização do Papel da Energia na Gestão Municipal; Mobilidade Sustentável; Qualidade do Ambiente Sonoro; Agricultura Sustentável e Desenvolvimento Rural; Turismo Sustentável.

Refira-se que o INTEC – Instituto de Tecnologia Comportamental da Universidade Nova de Lisboa atribuiu ao Município de Oliveira do Hospital duas distinções como “Melhor Município para Viver” e este ano a Universidade do Minho reconheceu Oliveira do Hospital no âmbito do prémio “Município do Ano – Portugal 2015”.