segunda, 07 setembro 2015 11:42

Viriato Gouveia lançou novo livro “Ao Correr da Lançadeira”

Aldeia das Dez foi palco de um momento cultural, na noite de sábado, 5 de setembro, que integrou o lançamento do livro “Ao Correr da Lançadeira” e uma Noite de Fados.

O Solar Pina Ferraz (Casa da Obra) foi o palco de eleição para o evento que teve início com uma instalação sonora “Tear de Memórias” de Luís Antero e a exposição de tapetes tradicionais, do tecelão Viriato Gouveia”.

Seguiu-se a apresentação do terceiro livro de Viriato Gouveia, “Ao Correr da Lançadeira” que reúne os versos deste artista aldeense, homem multifacetado que tem na poesia e prosa, na tecelagem e na escultura algumas das suas paixões.

Anfitrião desta noite cultural num espaço que considerou “o nosso coliseu de Aldeia das Dez”, Carlos Castanheira, presidente da Junta de Freguesia adiantou, “é um motivo de orgulho ver Aldeia das Dez na rota da cultura”.

Frisando que “o nosso executivo está grato ao senhor Viriato Gouveia por nos presentear com mais um livro da sua autoria”, o autarca dirigiu elogios ao autor, dado que “é motivo de orgulho termos alguém com esta dimensão cultural na nossa freguesia”. O presidente da Junta de Freguesia agradeceu também ao “presidente da Câmara Municipal e seu executivo pela aposta que fazem na cultura na sociedade oliveirense”.

Coube a José Vieira fazer a apresentação do autor, figura querida na sua terra natal; da vida e obra deste artista que “rima com enorme facilidade sem prejuízo da coerência, da lógica das ideias e dos sentimentos”.

Com satisfação visível, Viriato Gouveia fez uma intervenção da forma que melhor lhe apraz, em quadras dirigidas a todos os que se empenharam e contribuíram para a edição deste seu terceiro livro frisando que “a cultura dá semente em terreno bem cuidado”.

“É um homem quase dos sete ofícios”, afirmou a vereadora da Cultura, Graça Silva que destacou o seu “dom magnífico com que faz quadras tão simples e que fazem tão bem ouvir”. Palavras partilhadas pelo presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino que se mostrou satisfeito pela edição de mais um livro, que em muito vem contribuir para a “grande diversidade” cultural que existe no concelho e que a autarquia procura apoiar.

“Somos um concelho riquíssimo culturalmente, pelos grupos que existem e pelos autores” que “são pessoas extraordinárias” e nisso “somos um concelho exemplo na parte cultural”, acrescentou.

Em Aldeia das Dez, freguesia que na opinião do autarca “tem potencial enorme em termos turísticos”, o sarau cultural continuou com a participação do Grupo de Cantares Aldeense que brindou o público presente com algumas canções de raiz popular. Seguiu-se outro momento marcante, uma Noite de Fados em parceria com o Fado ao Centro, de Coimbra, e que integrou a programação cultural das Aldeias do Xisto, rede que Aldeia das Dez integra.

Este e outros livros editados com a chancela do Município de Oliveira do Hospital encontram-se disponíveis ao público nas Bibliotecas Municipais de Oliveira do Hospital.