sábado, 06 junho 2015 14:43

Dia Mundial do Ambiente assinalado em Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital assinalou o Dia Mundial do Ambiente, 5 de junho, com uma atividade pedagógica junto dos alunos do 4.º ano que frequentam o Centro Escolar de Nogueira do Cravo.

Nesta sessão, durante a manhã, foi feita uma apresentação sobre os tipos de resíduos e os locais para a sua correta deposição que visou sensibilizar os mais novos para a política dos 3R's – Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Seguiu-se a dinamização do ECODESAFIO, um jogo com perguntas, mímica, desenho e tarefas sobre temas relacionados com o Ambiente e a Floresta, e que testa os conhecimentos dos alunos sobre estas matérias.

Esta iniciativa insere-se na campanha de sensibilização ambiental – “Limpar Oliveira do Hospital” – promovida pela autarquia, através da qual apela à correta deposição dos resíduos nos locais adequados.

Refira-se que além dos ecopontos para recolha separada de resíduos – papel e cartão (azul); plástico e metal (amarelo); e vidro (verde) – distribuídos por todo o concelho, os munícipes também podem dirigir-se ao Ecocentro, na Zona Industrial da cidade, no caso de necessitarem de depositar grandes quantidades destas embalagens, ou outros resíduos como entulhos, eletrodomésticos, verdes, madeiras, lâmpadas e “monstros”.

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital dispõe também de uma linha verde, 800 20 56 51, destinada à recolha gratuita de “monos/ monstros”, um serviço que os munícipes podem contactar quando necessitarem da recolha de móveis, eletrodomésticos ou objetos volumosos similares, entre outros.

Também em todas as freguesias, nomeadamente nas sedes das Juntas de Freguesia, estão disponíveis pontos de recolha para pilhas e baterias. Há um ano, no Dia Internacional das Famílias, o Município, no âmbito da sua política de responsabilidade ambiental, instalou contentores para a recolha seletiva de resíduos têxteis no concelho mediante protocolo com a empresa H. Sarah Trading.

De referir que em 2014, de acordo com os dados apurados, foram recolhidas 6.671 toneladas (ton.) de resíduos sólidos urbanos sendo que cada família produziu 921kg de resíduos, o que dá uma média de 350 kg por cada munícipe.

Relativamente à recolha diferenciada, no ano transato, foram recolhidas 90,8ton nos ecopontos azuis; 178,67ton nos ecopontos verdes; 60,90ton nos ecopontos amarelos sendo que no ecocentro da Zona Industrial foram depositadas 355,89 toneladas.

Relativamente aos contentores de material têxtil foram recolhidas 7,49 toneladas, desde maio a dezembro de 2014, nos 11 equipamentos colocados inicialmente (no final do ano foram instalados mais dois).

A implementação desta nova resposta permitiu obter resultados muito positivos, sendo que os contentores com maior quantidade de resíduos recolhida são os dois instalados na cidade e em contrapartida, nesta fase inicial, os de Lagares da Beira e S. Sebastião da Feira são os que registam menor recolha.

Esta nova resposta diferenciada permitiu a melhoria da qualidade ambiental do concelho, reduzindo a quantidade de resíduos produzida para aterro, e em simultâneo, fruto do protocolo estabelecido com a referida empresa, representa um donativo pecuniário para o Município que reverte para a área da Ação Social, nomeadamente para o Banco de Recursos Sociais de Oliveira do Hospital.

Acrescenta-se ainda que no primeiro trimestre de 2015 foram recolhidas mais de duas toneladas nos 13 contentores instalados e no ponto de recolha do Banco de Recursos Sociais.

O Município tem programado uma política de responsabilidade ambiental e tem dinamizado várias e sucessivas iniciativas a nível cívico e de intervenções de educação ambiental, como sublinha o vereador do Ambiente, José Francisco Rolo que acrescenta “para além dos progressos que temos feito, temos que ter a ambição da responsabilidade de cuidar do ambiente em todas as suas vertentes, por exemplo, conservação da natureza, preservação dos recursos, atitudes e comportamentos ambientais mais cuidadosos, etc”.

No âmbito das intervenções de educação ambiental foi também dinamizada a iniciativa “Deixa a Tua Marca”, inserida nas atividades da Bandeira Azul, que desafiou os alunos do concelho de Oliveira do Hospital para a elaboração de trabalhos de arte plástica sobre a temática.

Foram entregues 86 trabalhos, desde desenhos a colagens e recortes, com mensagens de sensibilização ambiental, que serão expostos publicamente em breve.