segunda, 08 junho 2015 15:23

I Torneio Futebol 7 Inter-Freguesias arranca a 13 de junho

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, através do seu pelouro do Desporto, vai promover o “I Torneio Futebol 7 Inter-Freguesias” em parceria com a Associação de Futebol de Coimbra (AFC), Juntas de Freguesia do concelho e com a colaboração do Futebol Clube de Oliveira do Hospital, da Associação Desportiva Nogueirense e da Associação Desportiva de Lagares da Beira.

O pontapé de saída está agendado para o próximo dia 13 de junho, e contará com a participação das onze equipas confirmadas, até ao momento, organizadas pelas Juntas de Freguesia e compostas por jogadores maiores de 35 anos, naturais ou residentes na freguesia inscrita.

O torneio, apresentado esta semana em conferência de imprensa, tem como principais objetivos: estimular a prática desportiva; ocupar os tempos livres dos munícipes de forma saudável; promover a modalidade e o intercâmbio e convívio desportivo entre as freguesias do concelho, ao mesmo tempo que dinamiza as instalações desportivas existentes e reforça o sentido de identidade dos cidadãos com as suas freguesias.

Como adiantou o vereador do Desporto, Nuno Ribeiro, o Município de Oliveira do Hospital tem concretizado uma “aposta forte na promoção do desporto para todos” sendo que este torneio vem envolver uma franja da população, acima dos 35 anos, que “gosta de desporto” que nem sempre encontra respostas para a prática desportiva e que permitam um estilo de vida mais saudável.

O vereador Nuno Ribeiro destacou “o envolvimento das freguesias” sublinhando que o torneio irá também “permitir a união das pessoas e das freguesias” num salutar convívio desportivo, e congratulou-se pela parceria com a AFC, cujos responsáveis “consideraram este projeto pioneiro no concelho e no distrito” cujo modelo poderá servir para o futuro campeonato distrital de veteranos que a estrutura distrital pretende organizar.

Uma ambição reiterada pelo presidente da AFC, Horácio Antunes, que adiantou “desde a primeira hora aceitámos ser parceiros” na realização deste torneio. Explicando que a AFC há “alguns anos que está a tentar organizar um torneio de veteranos” manifestou a sua satisfação por este projeto de Oliveira do Hospital “numa vertente que nos parece mais ajustada às prioridades de cada localidade”.

Para o dirigente “estão encontradas as condições para que o torneio se possa realizar e possa decorrer dentro desse espírito”.

A apresentação do “I Torneio Futebol 7 Inter-Freguesias” contou também com a presença de Luís Teixeira da AFC que explicou a forma como irá decorrer a competição seguindo-se depois o sorteio na presença dos representantes das equipas inscritas.

“Vista a Camisola da sua Freguesia e Venha Praticar Desporto” é o desafio lançado deste primeiro torneio que tem o pontapé de saída marcado para 13 de junho e contará com as equipas de Alvoco das Várzeas; Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira; S. Gião; Nogueira do Cravo; Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços; Bobadela; Lagos da Beira e Lageosa; Travanca de Lagos; Lagares da Beira; Ervedal da Beira e Vila Franca da Beira; Seixo da Beira, estando ainda aberta a possibilidade de inscrição de mais uma equipa.

Os jogos irão desenrolar-se nos três campos com relvado sintético: Estádio de S. António em Nogueira do Cravo; Estádio Municipal de Oliveira do Hospital; e Campo da A.D. Lagares da Beira.